Estudo dirigido - encontro com milton santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO

1) Quais são os dois sentidos de globalização expostos no documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler?
A globalizaçãomostrada por Silvio Tendler o documentário é completamente diferente do que fora idealizado pelos economistas. O Consenso de Washignton é um dos exemplos citados no documentário. Se pararmos paraanalisar, todos os países que seguiram essas regras foram visivelmente prejudicados, enquanto países como EUA, que não aplicaram esse Consenso as suas economias continuaram a crescer.
A globalizaçãofoi exposta no sentido de que sua única preocupação é o consumo voraz, e não mais o humanismo. As pessoas não estão mais preocupadas com a condição de vida do ser humano, e sim em evitar a perdade lucro.
O outro sentido é que existe uma nova globalização. Com o surgimento das novas tecnologias, é possível dar ao povo voz. Se bem utilizada, essa visão torta que temos sobre o querealmente é uma globalização, pode ser mudada e talvez o mundo comece a caminhar rumo a algo melhor.

2) Qual a alternativa a estas duas visões propostas pelo geógrafo?
É necessário que seja criadoum novo código de ética, onde o povo não seja massacrado pela globalização e se torne o foco para o desenvolvimentos dos países. Em um de seus discursos Milton diz que nosso país não tem cidadão.Contra o consenso de Washington houve apenas alguns protestos isolados, mas o Brasil entrou as cegas no neoliberalismo. Milton afirma que o povo tem que se revoltar contra essa globalização paraque nasça uma nova ética onde os direitos são respeitados como mostrados na constituição.
É preciso que seja discutido a situação atual do mundo. Deixar um pouco o capitalismo de lado e olharpara a população a nossa volta. O povo precisa ser ouvido, e com isso chegarmos a uma ideia comum para que possa ser criada uma nova globalização que não prejudique tanto quem realmente importa: o...
tracking img