Estudo dirigido do texto “a crise de identidade do professor de português”, cap. 1 do livro: “a formação do professor de português, que língua vamos ensinar?” de paulo coimbra guedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
FACULDADE DE LETRAS
PROFISSÃO DOCENTE – PROFESSORA: LÍGIA FERREIRA
IANNI WHITNEY LOPES

ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO“A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS”, CAP. 1 DO LIVRO: “A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, QUE LÍNGUA VAMOS ENSINAR?” DE PAULO COIMBRAGUEDES.

• Problemática do texto
A crise de identidade do professor de português diante de sua profissão causada pela ditadura militar. E o uso da gramáticanormativa.

• Posição do autor
O autor Paulo Coimbra Guedes, através de seu livro mostra que os professores devem construir sua identidade já que o modo comoensinam afasta-se do verdadeiro papel do professor. Deixando claro que as aulas de português se resumiram muito ao uso da gramática e suas regras desde osprimeiros anos do ensino fundamental. Por isso, autor propõe a possibilidade de se trabalhar literatura brasileira nas aulas de português.

• Conclusão
O livroa formação do professor de português, faz parte da formação do professor desde que ele realize seu trabalho de modo que o valorize e construa sua própriaidentidade cultural. Para que isso aconteça é necessário que o conhecimento profissional do professor, seja da língua em que a literatura brasileira se escreve.Sendo assim ele precisa passar para o aluno a noção do que é uma língua escrita e falada. A proposta do autor é interessante, porém o autor parece esquecerque educação não se dá somente de professor para aluno. Portanto para que a proposta do autor pudesse valer seria necessária uma educação de boa qualidade.
tracking img