Estudo dirigido de zoo para ap1

989 palavras 4 páginas
Estudo Dirigido de Zoologia para AP1

Aula 2 – Biologia comparada e escolas sistemáticas

1. Cite um exemplo das ações de um cientista que trabalha com a Biologia comparada. Um fisiologista nesse ramo da biologia pode comparar diversas estruturas excretórias observadas em diferentes grupos de animais e, dessa forma, avaliar o que é comum aos vários grupos e o que lhes é diferente.

2. Qual é a aplicabilidade da Biologia comparada? Estudos comparativos permitem avaliar se uma determinada estrutura, ou um determinado comportamento surgiu de forma independente nos diversos grupos (esse surgimento independente pode ter surgido como adaptação ao ambiente onde vivem) ou se tal estrutura ou comportamento, que ocorre em diversos grupos, pode ter sido herdado de um ancestral comum a estes, estabelecendo, portanto, um grau de parentesco.

3. Quais são os pré-requisitos para um profissional trabalhar com a Biologia comparada? O estudo nessa área requer um conhecimento da diversidade biológica, pelo menos de duas formas: a diversidade de organismos e a diversidade de caracteres dos organismos (estrutura, moléculas, comportamentos).

4. Qual é o objetivo da Biologia comparada em uma determinada população? Ela se propõe a fazer: • A descrição de organismos, suas semelhanças e diferenças; • Descobrir a história desse organismo no tempo; • A história da distribuição desse organismo no espaço.

5. Antes da Biologia comparada, quem fazia o papel de descrição dos organismos? Naturalistas do ramo da Sistemática e da Taxonomia.

6. Fale sobre a evolução das formas de classificação dos animais em grupos. Tudo isso começou quando a teoria do fixismo caiu por terra. Os fixistas acreditavam que as espécies permaneciam inalteradas desde sua criação. Surgiu então, a Teoria da Evolução Biológica, de Darwin e Wallace, que dizia que os organismos mudavam ao longo do tempo e que essas mudanças poderiam ser transmitidas de uma geração para outra.

Relacionados

  • GA
    193089 palavras | 773 páginas