Estudo Dirigido de Proteinas e Aminácidos

1923 palavras 8 páginas
Estudo dirigido – Proteínas 1 - Conceitue aminoácidos e escreva sua fórmula geral.
Um aminoácido é uma molécula orgânica que representa a menor unidade elementar na constituição de uma proteína, é formado por um agrupamento carboxila (COOH), um agrupamento amina (NH2) e o radical que determinará o tipo de aminoácido. 2 - Como podem ser classificados os aminoácidos quanto a sua ocorrência?
Podem ser classificados quanto à ocorrência em: proteicos, primário, padrão; derivados dos proteicos; e não proteicos.

3 - Em relação aos aminoácidos padrão (constituintes de proteínas), quais são as classes existentes? Exemplifique cada uma delas.
Os 20 aminoácidos padrão são classificados pelo seu grupo R. Exemplos: Aminoácidos com cadeias laterais não polares e alifáticas (Prolina), com cadeias laterais aromáticas (Tirosina), com cadeias laterais polares não carregadas (Glutamina), ácidos (ácidos glutâmico) e básicos (Lisina). 4 - O que são aminoácidos especiais ou raros em proteínas? Exemplifique.
Aminoácidos raros ocorrem raramente em algumas proteínas, como exemplo tem-se a hidroxiprolina e hidroxilisina que ocorre no colágeno e gelatina. E os aminoácidos especiais só aparecem em alguns tipos de proteínas, como exemplo a Glicina. 5 - Cite exemplos de funções desempenhadas pelos aminoácidos livres (não proteicos).
Além dos aminoácidos constituintes de proteínas, o organismo armazena cada aminoácido na sua forma livre, e são usados como matérias para vitaminas, hormônios e para síntese de novas proteínas.
Por exemplo, a Glutamina que tem funções importantes para o corpo humano, entre elas, é fonte para os sistema imunológico, é convertida em ác. glutâmico no cérebro e promove a síntese de GABA, tem papel importante na síntese de proteínas nos músculos.

6 - O que são aminoácidos essenciais? Liste os aminoácidos considerados essenciais para humanos.
Aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelo organismo humano, sendo a

Relacionados

  • Estudo DirigidoMETABOLISMO
    539 palavras | 3 páginas
  • Metabolismo
    8399 palavras | 34 páginas