Estudo dirigido de neuroanatomofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. (1,5) Conceitue meio interno. Quais os íons que existem em maior quantidade em cada um deles? Como essa diferença é mantida?


2. (1,5) A difusão é um mecanismo de transporte que não necessita de energia. As substâncias que se difundem podem seguir 3 diferentes caminhos. A afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique

3. (1,0) Qual a característica do transporte ativo e qual o seupapel funcional? Dê um exemplo de transporte ativo que ocorre no nosso organismo.

4. (0,6) Como se classificam os neurônios se levarmos em conta:
a) Forma (prolongamentos); b) Função; c) Presença ou não de mielina.

5. (1,5) Quais são as células da glia (neuroglia)? Quais as suas funções?

6. (1,0) O que é bainha de mielina? Existe alguma diferença entre a formação da bainha demielina do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico? Justifique.

7. (1,0) Como é a distribuição da substância branca e da substância cinzenta na medula espinal? E no encéfalo?

8. (0,2) Esquematize a constituição de uma membrana plasmática?

9. (0,2) Qual a osmolaridade normal do plasma humano? E do líquido intersticial? E do liquido intra-celular?

10. (1,5) DefinaHomeostasia e mecanismo de Feed back positivo e Feed back negativo. Exemplifique cada um deles.








R:
1) Meio interno: refere-se ao fluido entre as células, chamado de liquido intersticial.
O corpo vivo, embora necessite do ambiente que o circunda, é, apesar disso, relativamente independente do mesmo. Esta independência do organismo com relação ao seu ambiente externoderiva do fato de que, nos seres vivos, os tecidos são, de fato, removidos das influências externas diretas, e são protegidos por um verdadeiro ambiente interno, que é constituído, particularmente, pelos fluidos que circulam no
corpo.
A expressão “meio interno” foi criada por Claude Bernard (1813-1878), considerado o fundador da moderna medicina experimental, quando verificou que mesmosob fortes variações do meio externo, um organismo vivo sempre tende a manter uma constância. Posteriormente o conceito definido por Claude Bernard, serviria como parâmetro para a definição de outro conceito fundamental em fisiologia, o conceito da homeostasia.
O POTÁSSIO: ion com carga positiva, existe em maior qtde dentro da célula
O SÓDIO:sua maior concentração é no exterior dacélula.


2) Difusão! No caso, difusão simples: Ou seja neste tipo de transporte a substância passa de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou do extracelular para o intracelular) simplesmente devido ao movimento aleatório e contínuo da substância nos líquidos corporais, devido a uma energia cinética da própria matéria. Em tal meio de transporte não ocorre gasto de ATPintracelular nem ajuda de carreadores. 
Difusão é o transporte de soluto(nutrientes) do + para o menos concentrado
existe difusão simples e facilitada
HÁ OS TRES TIPOS DE DIFUSÃO, ESTÃO EXPLICADAS NO CADERNO/XEROX.
DIFUSÃO FACILITADA: A Difusão Facilitada é a passagem de moléculas pela membrana por intermédio de proteína transportadora (canal ou carreador ) de forma passiva. Adifusão facilitada é mais rápida do que a simples e age sempre a favor do gradiente de concentração. Desta forma, esse tipo de transporte não requer gasto de energia. 
 difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menosconcentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ou permeases, existentes ao longo da membrana plasmática. 

Não é por ser facilitada, que esse tipo de transporte ocorre desordenadamente, sem fluxo ou necessidade celular. As proteínas carreadoras possuem em sua estrutura sítios específicos de ligação conforme o substrato. 

A velocidade...
tracking img