ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA TEORIA DA CONTABILIDADE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFESSOR EAD: JULIANA
PROFESSORA PRESENCIAL: TANIA









ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA TEORIA DA CONTABILIDADE






ACADÊMICOS:
fulano - 40006
fulano - 420004
fulano - 83000005






BONITO-MS
2013
Sumáriorelevância da Contabilidade na gestão das empresas

Contabilidade é o sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstração e analises de natureza econômica. Financeira e física e de produtividade aos seus usuários.
Sistema de informação conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário pessoa física ou jurídica cominteresse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferências são:
- Acionistas;
- Credores em geral e emprestadores de recursos; e
- Integrantes do mercado de capitais.
Usuários secundários são os administradores da instituição da entidade e o fisco.
Informações de natureza econômica > deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade(demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).
Informações de natureza financeira > fluxo de caixa, capital de giro etc.
Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possa inferir sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não sejustificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

qual a semelhança existente entre sua vida financeira particular e a de uma empresa
Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem váriospontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Uma dessas semelhanças pode citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, entramos no conceito de lucro e em uma empresa esse é um principal objetivo a ser cumprido. Podemoscitar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações.
As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenasdivergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós, já para as empresas essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi nopagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ouo supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empresas necessitam de matéria-prima para gerar lucro.


diferenças entre os conceitos que envolvem o Patrimônio

A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito...
tracking img