ESTUDO DIRIGIDO circulat rio 1

627 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO_SISTEMA CARDIOVASCULAR
1. A primeira prioridade da homeostase da pressão arterial é manter a perfusão adequada de dois principais órgãos. Quais são?
Resp: cérebro e fígado

2. Associe os vasos sanguíneos com suas respectivas funções:
A – artérias – são os vasos que saem do coração e levam o sangue rico em oxigênio
B – veias – são os vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue venoso
C- arteríolas – são os vasos que apresentam maior resistência a passagem do fluxo sanguíneo. É o local onde podemos alterar essa resistência devido a presença de receptores do SNS.
D – capilares – vasos de transição, responsáveis pela troca de gases e nutrientes entre o sangue e os tecidos.
E – vênulas – menor estrutura das veias, conduzem o sangue venoso.

3. Liste os componentes dos vasos sanguíneos da camada interna para a externa. Descreva de modo breve a importância de cada componente.
Túnica intíma (endotélio)
O endotélio libera e inibe substâncias que tem influência na inflamação regional, na agregação plaquetária, no estresse oxidativo, na coagulação sanguínea e no tônus vascular.

Túnica média.
Constituida de músculo liso e fibras colágenas, papel estrutural.

Túnica adventícia.
Tem a função de recobrir externamente os vasos. Nos diferentes segmentos, temos proporções diferentes de cada um dos tecidos. Nas grandes artérias, tem-se um grande desenvolvimento da túnica média, particularmente na forma de tecido elástico, sendo a camada muscular apenas acessória. Portanto, a função das grandes artérias, na circulação, é a complacência , que é a característica do sistema tridimensional que relaciona a variação de volume sobre a variação de pressão , ou seja, significa a capacidade de aumentar de volume quando submetido a uma determinada pressão interna; ela é indispensável para que o sistema vascular funcione de maneira sadia.
4. O fluxo de sanguíneo de cada tecido individual é regulado por vasodilatação e vasoconstrição seletiva de quais vasos?
Das arteríolas,

Relacionados

  • texto 1
    34029 palavras | 137 páginas
  • Protozoarios
    34432 palavras | 138 páginas
  • SEMIOLOGIA 01 Anamnese e Ectoscopia
    10593 palavras | 43 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas