Estudo dirigido - biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido – Biomas - Respostas

1) Quais são os biomas brasileiros e quais são suas características?

1. Floresta Amazônica – Clima tropical, alta taxa de umidade, maior bacia hidrográfica do mundo, mata fechada, 49,29 % do território brasileiro, alta taxa de biodiversidade, 1/5 da disponibilidade de água doce do mundo.
2. Mata Atlântica – Maior parte do seu território degradadoatualmente, áreas de floresta ombrófila e de floresta estacional.
3. Cerrado – 25 % do território brasileiro, grande número de endemismo, conhecido como Savana brasileira, duas estações bem definidas, sofre com o aumento da atividade agropecuário.
4. Caatinga – É uma vegetação característica de clima semi-árido, que apresenta chuvas escassas e irregulares, além de temperatura média elevada. Avegetação é representada por cactos, arbustos e pequenas árvores.
5. Pampas – Área restrita ao sul do Brasil, onde predomina uma vegetação campestre bastante homogênea e com nítida predominância de gramíneas; as chuvas regulares. Os Pampas são utilizados como terras de cultivo, prestam-se à pastagem, permitindo a pecuária.
6. Pantanal – Possui as maiores áreas úmidas do planeta, um dos ecossistemas maisricos do mundo. Abriga uma vegetação muito heterogênea, extremamente diversificada, onde se mesclam florestas, cerrados, campos secos e inundados.

2) Vide Quadro.

3) Conceitue serviço e recurso natural.

Recurso natural = consiste em recursos provenientes do meio ambiente, e têm um valor financeiro agregado. São as florestas, os rios, as jazidas minerais, as espécies vegetais e animais.Serviços = São valores econômicos ou produtos que são gerados em torno dos recursos naturais.

4) Qual a importância da conservação dos biomas brasileiros?

• Grande parte dos princípios ativos usados em medicamentos vem da biodiversidade;
• Conservar os biomas é contribuir para a manutenção da diversidade e do equilíbrio ecológico.


5) Explique o contexto histórico dos impactos aosimpactos aos biomas brasileiros.

A Mata Atlântica foi o primeiro bioma brasileiro a sofrer os impactos da presença antrópica, pela colonização, através da exploração do pau-brasil, visto que a construção de cidades no lugar das matas derrubadas era tida como progresso. Como a colonização do Brasil deu-se na faixa costeira, a Mata Atlântica (que se estende ao longo desta faixa), foi bastante destruída.Outros ciclos contribuíram para o desmatamento, como o da cana-de-açúcar, o do ouro e o do café, além da grande urbanização, já que nesta região encontram-se as maiores cidades e os maiores polos industriais do país.
Os outros biomas também tiveram suas áreas degradadas e seus recursos naturais explorados de forma excessiva, a partir do desbravamento da Terra do Cruzeiro pelos bandeirantesportugueses, num segundo momento da colonização do Brasil: No sul, a derrubada das florestas de araucárias para a prática agrícola e pecuária degradou sobremaneira o bioma Pampa; O bioma Amazônia sofre com o desmatamento por possuir uma imensa diversidade de madeiras de lei, e com a mineração a partir do momento em que foram descobertas suas imensas jazidas; A Caatinga, por estar logo após a MataAtlântica, no sentido litoral – interior do continente, sofre grande degradação por ter suas matas derrubadas, o que é agravado pelo fato de possuir baixa pluviosidade; O Cerrado e o Pantanal foram os biomas que menos sofreram, ao longo da história da colonização e urbanização do Brasil. O Cerrado, talvez por sua vegetação baixa e seu solo arenoso, foi subestimado e tido como uma região pobre e depoucos recursos; e o Pantanal, pela sua localização (distante das costas brasileiras), tornou sua colonização, e consequente exploração, mais difícil. Entretanto, nos últimos anos, o Cerrado tem sido muito explorado, pois hoje, sabe-se de seu potencial aquífero e sua extensa biodiversidade.

6) Explique os impactos das principais ameaças à perda da diversidade biológica:

Perda de hábitat –...
tracking img