Estudo dirigido behring e boschetti (2007)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido 2
Behring e Boschetti (2007) 

1) A contrarreforma foi possível a partir de duas condições que antecedem a década de 1990, quais são? (p.152)

A contra-reforma foi possívelgraças a crise econômica dos anos 1980 e as marchas e contramarchas do processo de democratização do país.

2) Qual é o centro da "reforma"? (p.152)

O ajuste fiscal.

3) Qual o significado desubjetividade antipública ressaltado pelas autoras? (p.152).

A subjetividade antipública que estava por trás das campanhas da mídia para legitimar e facilitar as privatizações, dando a noção de que aprivatização era a melhor coisa a se fazer e com isso ganhando apoio da população que na verdade não entendia essa subjetividade antipública.

4) Os neoliberais apresentam pelo menos cinco argumentoscentrais no processo de privatização, quais são? (p.152-153)

Atrair capitais, reduzindo a dívida externa; reduzir a divida interna; obter preços mais baixos para os consumidores; melhorar a qualidadedos serviços; e atingir a eficiência econômica das empresas, que estariam sendo ineficientes nas mãos do Estado.

5) São descritos por Behring e Boschetti aspectos peculiares da privatizaçãobrasileira e que trouxeram como uma das principais consequências o desemprego.
Que outras consequências podem ser evidenciadas no processo de privatização? (p.153)

Entrega de parcela significativa dopatrimônio público ao capital estrangeiro, bem como a não-obrigatoriedade das empresas privatizadas de comprarem insumos no Brasil, o que levou ao desmonte de parcela do parque industrial nacional e auma enorme remessa de dinheiro para o exterior e ao desequilíbrio da balança comercial.

6) O que foi o programa de publicização? (p.154)

Foi a criação das agências executivas e das organizaçõessociais, a regulamentação do terceiro setor para a execução de politicas públicas. Houve um termo de parceria com ONGS e instituições filantrópicas para a implementação de politicas. Ou seja, se...
tracking img