Estudo Dirido para a P2 de TSVA

3758 palavras 16 páginas
Aula 7: Interações interespecíficas: introdução, competição e mutualismo 1. Explique e exemplifique as interações interespecíficas comensalismo e amensalismo.
R: comensalismo é a relação interespecífica que um indivíduo se beneficia sem prejudicar outro. No caso, o beneficiado denomina-se comensal e o outra denomina-se anfitrião. Um exemplo são as hienas se alimentando das carcaças que o leão deixa. Amensalismo é a relação interespecífica é quando uma população ou individuo produz substancias capazes de inibir outras populações, como é o caso dos fungos, que secretam a substancia, inibindo as bactérias. 2. O que é competição?
R: é quando as duas populações envolvidas se prejudicam, pois ambas disputam/competem os mesmos recursos, podendo, então, limitar o crescimento da população competidora.
3. Quais foram as principais conclusões do estudo de Tansley que podem ser estendidas para outras situações competitivas?

R: as conclusões de Tansley foram: as condições do ambiente afetam o resultado da competição; as espécies competidoras podem se limitar em relação ao tamanho, pois ambas disputam os mesmos recursos, como afirma o princípio da exclusão; a separação das espécies atualmente pode ter sido resultado de uma condição no passado.
4. O que é o princípio da exclusão competitiva? Dê exemplos.
R: princípio da exclusão consiste em dizer que se as espécies dependem do mesmo recurso, uma pode ser extinta enquanto outra sobrevive, ou seja, necessitando dos mesmos recursos elas não podem coexistir.
5. Em que situação as espécies podem coexistir?
R: as espécies podem coexistir quando não dependem do mesmo recurso para sobrevivência.
Ainda, elas podem coexistir se ambas espécies exercem um efeito competitivo menor sobre a outra espécie do que sobre elas mesmos, ou seja, competição interespecífica é menor que a competição intraespecífica. Em outras palavras, as espécies podem coexistir se a competição entre as espécies for menor que a competição

Relacionados