Estudo de Viabilidade

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013

CASTELLI ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA
BACHARELADO EM HOTELARIA
MÓDULO ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA
Profº. Cláudio Kaiser




Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira




Aderbal Possamai Atz
Ary Augusto Ferreira Néto
Pedro Cassol Tagliani
Ramadan Spadarott




Canela/RS, junho de 2013.
1. Introdução
Os profissionais autônomos buscamalternativas no mercado que facilitem sua atuação profissional e ofereçam suporte técnico ao desenvolvimento da atividade.
O setor operacional destaca-se com profunda ausência de mão de obra qualificada e assistência técnica precária por parte dos fabricantes e prestadores de serviços.
Buscamos diferenciação mercadológica ao oferecer produto indisponível em nível profissional na cidade de SãoPaulo. O aluguel de máquinas de churros apresenta-se como baixo investimento inicial e de grande oferta de maquinário a custo reduzido.
Visando atender não somente a profissionais autônomos a oferta de serviços correlatos no segmento garante movimentação da economia através da capacitação e prestação de serviços diferenciados.
Para que a decisão de implementação seja feita de forma coerente com arealidade do setor, simulamos aqui dados com base em análise financeira de outras empresas para auxiliar na tomada de decisão e definir se há retorno ao investidor destacando a atuação de potenciais clientes e mercado favorável.
2. Fundamentação Teórica
Com base nos estudos da administração financeira no âmbito empresarial pode-se dizer que buscamos o planejamento financeiro, bem como ocontrole financeiro e a administração de ativos e passivos, partindo daí para decisões de investimento onde buscamos aplicar os recursos captados.
Neste estudo, buscamos levar em consideração fatores críticos de sucesso que envolve: demanda de mercado, empresas atuantes, alternativa da atividade principal, pesquisa de concorrência, preço médio e taxa de retorno de investimento. Vale salientar que asdecisões de investimentos em novos projetos não são passíveis de totalidade de indicativos de mercado para total segurança financeira do investidor.
Em síntese, a decisão final está diretamente ligada ao conceito da taxa de atratividade de mercado.
2.1 Análise estratégica de investimentos
Segundo CASAROTTO FILHO E KOPITTKE (2000, P. 289), os critérios relativos a estratégia empresarial são osque expressam os objetivos a serem alcançados pela empresa, além de como ela deve utilizar seus pontos fortes existentes ou potenciais, para aproveitamento das oportunidades ou a superação das barreiras, a fim de alcançar aqueles objetivos.
Além desse conceito, foi levado em consideração algumas perguntas relativas às estratégias de negócios ligadas ao produto e a gama de serviços oferecidos:
-Como competir?
Definir estratégias de venda através de análise de competitividade, produto ofertado, demanda e público alvo.
- Como desenvolver estratégias de mercado?
Foram definidas posturas em relação ao marketing, canais de venda, portfólio de serviços, e meios de atuação.
- Como destinar os recursos?
Importante destacar neste ponto, o âmbito de atuação da empresa; observar o ambienteexterno (informações relevantes à escolha das estratégias); analisar estratégias de marketing interno e recursos humanos; reanalisar a viabilidade das escolhas; determinar as políticas; definir metas e parâmetros de controle sobre o planejamento realizado.
2.2 Projetos de Investimento
A sequência de etapas que possuem alternativas de escolhas à empresa com intuito de demonstrar a opção maisvantajosa através de comparação de projetos.
Segundo a tipologia apresentada por Assaf Neto (2003, p.278), os investimentos podem ser:
- Economicamente Independentes: em que a aceitação de um deles não implica na desconsideração dos demais e, não afeta os demais custos e receitas;
- Com Restrição Orçamentária: no qual restrições orçamentárias da empresa afetam propostas simultâneas mesmo sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE VIABILIDADE
  • Estudo de viabilidade
  • Estudo de viabilidade
  • Estudo de viabilidade
  • Estudo de Viabilidade
  • Estudo de viabilidade
  • estudo de viabilidade
  • Estudo de viabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!