Estudo de viabilidade de implantação de uma franquia subway em frederico westphalen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho irá explorar as vantagens, a facilidade e o possível retorno financeiro por abrir uma franquia Subway na cidade de Frederico Westphalen. Iremos analisar o mercado quanto à possibilidade de abrir uma nova empresa de alimentos na cidade, analisaremos os ambientes externos e internos, suas fraquezas e forças, oportunidades e ameaças. Também iremos abordar os objetivos e metasda empresa na implantação de uma empresa até então desconhecida na cidade.

1. MISSÃO DA EMPRESA

A missão da Subway é ver o cliente satisfeito. Para a Subway não basta o cliente ter uma refeição rápida. Não é suficiente que ela seja deliciosa! É exigência da Subway que este lanche seja leve e saudável, garantindo a felicidade do cliente e saúde no seu dia-a-dia. A missão da Subway éver seus clientes satisfeitos 100% do tempo!

1.1 História da empresa

A empresa nasceu em agosto de 1965, na cidade de Bridgesport, Connecticut, pelas mãos de Fred Deluca, então com apenas 17 anos, e Peter Buck. A idéia era a de Buck entrar com um investimento inicial de U$ 1.000,00 e Deluca entrar com o trabalho. Para Deluca, essa era a sua chance de ter uma fonte de renda para pagar suaentão sonhada faculdade de medicina.
O nome escolhido para o primeiro “restaurantes de sanduiches” foi Peter Super Submarine. Uma pequena lojinha simples foi escolhida no mesmo dia de sua abertura.
O nome submarino é o nome mais usado para esse tipo de sanduíche, principalmente no norte dos EUA. Esse nome apareceu por causa do pão baguete usado, que tem a forma de um submarino.
O sanduíche eravendido a U$ 0,49 e U$ 0,69 e vendeu 312 unidades no seu primeiro dia. A loja logo se tornou um sucesso, e DeLuca dirigia mais de 150 quilômetros por dia para comprar pessoalmente os vegetais frescos nas fazendas da região.
Em 1968 eles já inauguravam sua quinta loja e nas suas propagandas no rádio quando anunciavam o nome “Pete’s Submarines”, soava como “Pizzas Marines” e isso causava confusão,eles então resolveram abreviar o nome para Subway, nome esse que continua até hoje.

1.2 Recursos
Por ser uma franquia, todos os recursos, como treinamento, compra de materiais, fórmulas e etc. são fornecidos pela matriz nacional. O modelo de franquia facilita muito no processo de abertura de uma nova empresa pelo fato de já possuir um modelo pré-definido a ser seguido.

2. ANÁLISE DEMERCADO

2.1 Visão geral das tendências
Atualmente existem diversas campanhas e incentivos à vida saudável, seja na alimentação, praticando esportes ou tendo hábitos saudáveis. Por Frederico Westphalen ser um pólo comercial entre as cidades da região e por não possuir nenhuma empresa que ofereça o mesmo produto ou similar, torna-se propício instalar uma filial da franquia na cidade.

2.2Segmentos de mercado
A cidade de Frederico Westphalen não possui muita variedade no comercio de alimentos em horários extraordinários (madrugada e domingos) e nenhuma outra lanchonete que ofereça esse tipo de produto para a região (a lanchonete Subway mais próxima fica em Chapecó – SC), o que torna a concorrência direta mais escassa, tornando a Subway como uma pioneira no ramo na região.

2.3Mercado-alvo
O público que a empresa busca alcançar, são jovens e adultos da cidade de Frederico Westphalen e região, das classes A, AB e B. Devido a falta de opções mais saudáveis de alimentação, durante a madrugada e até mesmo durante o dia, a Subway viria para suprir essa necessidade, criando uma boa oportunidade de investimento.

3. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO E INTERNO (FOFA)

Por ser umagrande rede no ramo alimentício em todo o mundo, cuja marca já está estabilizada no mercado, sua implantação na cidade seria uma boa oportunidade. A falta de empresas com o enfoque na alimentação saudável gera uma oportunidade de grande retorno no investimento, além de possuir um público alvo amplo, pois atenderia a demanda de toda uma região que trata Frederico Westphalen como seu polo de comércio...
tracking img