Estudo de tempos e metodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
Este busca mostra o Estudo Tempo e Métodos como é importante, desta forma nunca deve ser deixando de lado ou feito de forma incorreta. Onde são procedimentos a serem seguidos para a execução deste estudo com sucesso. Pode definir o custo da peça, fazer programação de produção, elaborar Layout correto para agilizar o processo.
O estudo de Tempos e Métodos é oestudo dos postos de trabalho com os seguintes objetivos: Desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; Padronizar esse sistema e método; Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; Orientar o treinamento do trabalhador no método preferido. É simplesmente aanálise dos melhores e mais adequados métodos de trabalho e padronização deste para o resto do setor produtivo.

2 – ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS

A execução de qualquer trabalho envolve o emprego de recursos dos mais variados tipos. É evidente que os tipos de recursos necessários dependem da natureza do trabalho. Na confecção de um eixo, por exemplo, aço, máquinas e ferramentas são,entre outros, recursos necessários. Já na confecção de lápis, o aço não será empregado, porém madeira, bem como tipos diferentes de máquinas. Há, todavia, um recurso comum a todo e qualquer trabalho o tempo necessário à sua execução, ou seja, sua duração, a duração é, portanto, parte integrante de qualquer trabalho e, como tal, deve ser medida. Convém lembrar que a cada trabalho está também associadoà maneira de executá-lo. Assim é que um determinado trabalho, visando a obtenção de certo objetivo, pode ser executado de diversas maneiras, isto é, por diversos métodos, que normalmente demandam tempos diferentes.
A determinação de tempos e métodos referente a um trabalho; é designada classicamente como o estudo de tempos e métodos.
Devemos então abordar as técnicas usadas nadeterminação dos tempos envolvidos na execução dos trabalhos, embora, na prática, tal separação seja impossível, pois, como já foi mencionado, métodos e tempos estão intimamente ligados.
Queremos ainda salientar que as técnicas descritas a seguir aplicam-se às partes dos trabalhos desempenhados completa ou preponderantemente pelo elemento humano. Nos casos em que as máquinas são osfatores controladores do trabalho ou de suas partes, as condições e, portanto, os tempos, serão ditados pelos requisitos técnicos do processo velocidade de corte, avanços, entre outros.

2.1 – METODOLOGIA E EQUIPAMENTO PARA O ESTUDO DE TEMPO
Os métodos são escolhidos pelos dados disponíveis, objetivos da medição dos tempos de produção. Os métodos são escolhidos pelos dados disponíveis,objetivos da medição, ou ate mesmo por convenção previa da própria empresa na qual a medição será realizada. Os equipamentos listados a seguir são os mais utilizados para o estudo de tempos:
• Cronometro de hora centesimal: é o cronometro mais utilizado, e uma volta do ponteiro maior corresponde a 1/100 de hora, ou 36 segundos.
• Filmadora: é um equipamento auxiliar que apresenta vantagemde registrar fielmente todos os diversos movimentos executados pelo operador, auxiliando o analista do trabalho a verificar se o método do trabalho foi integralmente respeitado pelo operador e auxiliando na verificação da velocidade com que a operação foi realizada.
• Folha de observação: para que os tempos e demais informações relativas à operação cronometrada possam ser adequadamenteregistrados;
• Prancheta para observações: é necessária para que se apóie nela a folha de observações e o cronometro.

2.1.1 – ETAPAS PARA DETERMINAÇÃO DOS TEMPOS PADRÃO DE UMA OPERAÇÃO
Os tempos padrões de produção que serão medidos poderão servir uma referencia futura, para avaliar o desempenho de uma determinada célula de produção. Assim, recomenda-se primeiro discutir com todos os...
tracking img