Estudo de saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE PREVALÊNCIA

A pesquisa tem o intuito de entender a prevalência de DVC na população de idosos, a partir dos 60 anos, de ambos os sexos, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre(HCPA). A população em questão responde pela cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia utilizada

A pesquisa em questão é fruto de um estudo transversal, situação em queas estimativas de associação são calculadas preferencialmente por medidas de razão de prevalência (RP) ou, menos apropriadamente, por medidas do odds ratio (OR) e seus respectivos intervalos deconfiança a 95% (IC95%). Neste tipo de estudo não é possível a determinação de incidência. O delineamento é do tipo observacional e descritivo.

Fase 1:
A amostra será constituída a partir da seleçãosistemática de 7% da população em risco da referida cidade e sob o critério etário estipulado. Além disso, será aplicado um questionário para coleta de informações sociodemográficas àqueles queconcordarem em respondê-lo.

Fase 2:
Para a ratificação da questão de pesquisa, a amostra passará ainda por avaliação médica, com equipe multidisciplinar, conduzida por um Médico Neurologista.

Coletade Dados

Os dados serão coletados por médicos residentes do HCPA selecionados pela equipe multidisciplinar que coordena a pesquisa. O questionário preenchido será tabulado posteriormente, emformato quantitativo, e os seus resultados avaliados.

Ética

Por certo, prescindiu-se da obrigação de submissão do estudo a um comitê de ética, no qual será realizada a pesquisa em questão.
ESTUDO DEINCIDÊNCIA

Metodologia utilizada

A pesquisa dar-se-á por delineamento observacional, analítico, seguindo a metodologia do estudo de coorte.
Baseada na mesma população do estudo deprevalência, a amostra será classificada em grupos segundo o grau de exposição a um possível fator de risco, sendo acompanhados para comparar a ocorrência de DVC em cada um deles. A partir daí, tentaremos...
tracking img