Estudo de realidade territorial de estagio supervionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

...............................

Petrópolis
2012
5º SEMESTRE

ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Nome do orientador pedagógico – Tutor de sala

Nome do supervisor de campo – Assistente Social do campo de estágio

PETROPOLIS
2012INTRODUÇAO:

Este Trabalho tem por finalidade realizar o Estudo da Realidade Territorial, de um dos maiores territórios urbanizados do Município de Petrópolis do Estado do Rio de Janeiro. A Comunidade Maria de Lima, que esta inserda no Bairro Alto Independencia.

Igualmente busca-se conhecer a realidade e as caracteristicas desta comunidade junto a população, estimulando assim uma reflexãoteórico-prática a partir da realidade social. Tem o objetivo também de despertar os futuros profissionais do Serviço Social a um agir diante das demandas identificadas na comunidade observada.

DESENVOLVIMENTO:

A Cidade de Petrópolis tem uma área total de 797,1 Km² que corresponde a 11,5% da área total da região serrana do Estado, localizada 835 metros acima do nível do mar, com 70% de sua áreaencravada em uma das últimas reservas de Mata Atlântica do planeta, seu clima excelente de natureza exuberante. A economia de Petrópolis é baseada no turismo e no setor de serviços. Também merece destaque o comércio de roupas,fabricação de chocolate e cerveja, sobretudo nos pólos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores (atacadistas e varejistas) de todo o país.

Através do projeto deexpansão do curso de Serviço Social, nós alunos fomos a campo com o intíuto de realizar o processo do projeto proposto, com o reconhecimento pode-se observar as principais demandas dos habitantes do território escolhido.

O serviço social estabelece relações com o “objeto” na medida em que “pretende” produzir conhecimento e ou intervenção sobre eles, mas o que caracteriza essencialmente essasrelações é o “interesse” de intervenção que, no entanto, para ser responsável e comprometida, exige um “conhecimento” adequado desses fenômenos, o que só é possível mediante, um “processo de construção”. Portanto, é preciso que se tenha consciência de que todo objeto propriamente científico é metodicamente construído.

A partir da apresentação de alguns conceitos que tem sido utilizados no debatecontemporaneo sobre a participação da sociedade civil em esferas públicas, tendo em vista as formas organizacionais, as possibilidades e as tendencias dessa participação, na sociedade\estado, uma das principais conclusões apresentadas na análise do protagonismo civil nas políticas socias é a participação da sociedade civil na esfera publica , via conselhos e outras formas institucionalizadas, não ésubstituir o Estado, mas lutar para que este cumpra seu dever, propiciar educação, saúde e demais serviços sociais com qualidade e para todos.

É importante assinalar que é no âmbito do movimento de Reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social.Tendências que resultam de conjunturas sociais particulares dos países do Continente e que levam, por exemplo no Brasil, o movimento em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto tecnocrático/modernizador, do qual Araxá e Teresópois são as melhores expressões.

“... o Serviço Social atua na base das inter-relaçõesdo binômio indivíduo-sociedade. [...] Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (Documento de Araxá, 1965, p.11).

A realidade do Município de Petrópolis, infelizmente não difere do restante das cidades e do país no...
tracking img