Estudo de parafuso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Materiais de construção mecânica 2
Professor: Fábio Lora

RELATÓRIO DE PRÁTICA
ESTUDO DO PARAFUSO

Alexandre Gondim
Átila Gonçalves
Flávio Mira
Gabriel Santana Magalhães

Salvador
2012

Alexandre Gondin
Átila Gonçalves
Flávio Mira
Gabriel Santana Magalhães

ESTUDO DO PARAFUSO

Trabalhoapresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia Senai - Cimatec como avaliação da disciplina Materiais de construção mecânica 2.

Orientação: Prof. Dr. Fábio Lora
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia Senai - Cimatec como avaliação da disciplina Materiais de construção mecânica 2.

Orientação: Prof. Dr. Fábio Lora

Salvador
2012RESUMO

Neste relatório, apresenta-se o estudo de um parafuso, com a análise de sua composição química, especificação do seu material e estrutura, aplicação do ensaio de dureza na peça usinada e o tratamento térmico aplicado na mesma. Assim como a descrição de todo o processo prático e o modelo teórico seguido para realizar este trabalho. Além disso, explica-se um equívoco ocorrido nainterpretação da composição química do material e a má aplicação do tratamento térmico, fato que comprometeu a peça, tornando-a mais mole.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 PRÁTICA 6
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 18
5 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXOS23

1 INTRODUÇÃO

Aço carbono é a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. O ferro gusa, primeira etapa de fabricação do aço, é o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos maisestampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o manganês, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço. A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.
Nos processosindustriais, projetos de máquinas, construções etc. o aço carbono é muito utilizado. Em determinadas situações são necessárias características específicas, que, às vezes, só podem ser obtidas através de um processo muito utilizado, conhecido como tratamento térmico. Esse, por sua vez, se baseia no controle da atmosfera, do tempo e da temperatura, para modificar as propriedades do material de acordocom o é especificado. Entre os principais tipos de tratamentos térmicos, estão a têmpera, o revenimento, o recozimento, a normalização e o coalescimento. Apesar de ambos serem classificados como tratamentos térmicos, cada um é utilizado para se obter uma determinada característica.
Antes da utilização do material é preciso conhecê-lo, para isso são realizados os ensaios mecânicos. Que sãoprocedimentos utilizados para saber o comportamento do material diante das suas condições de uso, que podem ser adversas. Esses ensaios podem ser destrutivos, quando ocorre a inutilização ou perda do material, ou não destrutivos, quando não há perda do material.



2 OBJETIVOS

A prática teve como principal objetivo a análise, identificação e caracterização de um material através de ensaiosmecânicos e alteração de suas propriedades através de tratamentos térmicos, para que fosse possível observar e vivenciar um processo que ocorre frequentemente nas indústrias e poder provar o que foi estudado.

3 PRÁTICA

Serão discutidos nesse tópico os procedimentos realizados, assim como o modelo teórico seguido para obter os resultados encontrados.
Antes de começarmos os experimentos,...
tracking img