Estudo de mercado do suco de Laranja

Páginas: 8 (1761 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
O MERCADO PARA A EMPRESA
A Demanda pelo Produto
Breve Histórico sobre a Origem do Suco de Laranja para Fabricação na Indústria de Sucos Cítricos PE


De todas as árvores frutíferas, uma das mais conhecidas, cultivadas e estudadas em todo o mundo é a laranjeira. Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é nativa da Ásia.
Embora o local de sua origem seja tema de controvérsias, a ideiapopular de que a laranja é uma fruta chinesa, comprovada por seu nome científico (Citrus sinensis), faz muito sentido, pois a primeira referência escrita à laranja apareceu em caracteres chineses, por volta de 2200 a.c. Esse primeiro registro deve-se ao imperador Ta Yu, que preocupou-se em deixar uma memória de conhecimentos agrícolas de seu tempo.




História do Suco de Laranja

De maneirageral, diz-se que a partir da Ásia, a laranja foi levada para o Norte da África, e daí, para o Sul da Europa, onde teria chegado à Idade Média. Na América, os frutos teriam chegado com os descobrimentos, por volta de 1.500. Desde então, a laranja se espalhou pelo mundo, sofrendo mutações e dando origem a novas variedades.
Desde então, a laranja se espalhou pelo mundo, sofrendo mutações e dandoorigem a novas variedades.
Durante a maior parte deste período, a citricultura ficou entregue à própria sorte: o cultivo das sementes modificava aleatoriamente o sabor, aroma, cor e tamanho dos frutos.
As pesquisas e experiências para aprimorar os frutos começaram somente no século XIX na Europa, após a divulgação das teorias de Mendel e Darwin. Antes do século XX os Estados Unidos passaram aliderar esforços técnicos no campo da citricultura, criando os maiores centros de produção e pesquisa de cítricos, primeiro na Califórnia e posteriormente na Flórida.  Em seus estudos, buscavam melhorar o aspecto, tamanho e sabor dos frutos, além de obter árvores mais resistentes às doenças e ao frio. Foram os americanos os responsáveis pela criação de novas variedades de cítricos, como os citranges,tangelos, orangelos e limequats.
Em meados da década de 60, a indústria de suco de laranja foi implantada no Brasil em consequência de uma grande geada na Flórida, e alcançou rapidamente um nível tecnológico equivalente ou até superior ao dos países mais adiantados do setor. Na década de 80 o Brasil tornou-se o maior produtor mundial de laranjas, ultrapassando a região da Flórida, nos EstadosUnidos.
A maior parte da produção brasileira de laranjas está localizada no estado de São Paulo e destina-se à produção de suco, que é exportado para diversos países tanto na forma de suco concentrado congelado ou na forma de suco não concentrado.

Os Grandes Divulgadores do Suco de Laranja
A laranja, consumida ao natural ou em forma de suco, é a fruta mais desejada do planeta. Um negócio quefaz rolar no mundo todo algo como um bilhão de dólares por mês. Na forma de sucos puros, os citros (laranja, tangerina e “grape-fruit”) estão em primeiro lugar de consumo nos Estados Unidos.
Essa posição da laranja é antiga e sólida, com crescimento estimulado pela tendência de valorização permanente do consumo de produtos naturais. E entre os produtos naturais o suco de laranja é um dos que maisinspira confiança.
A laranja chegou ao Mundo Ocidental quase na mesma época das grandes navegações. Ficou a ideia de ela foi trazida do Oriente – principalmente da China – pelos navegantes portugueses.

Sumo de Laranja (Suco)

Em 1905 um esforço conjugado de produtores, comerciantes e industriais do setor nos EUA passou a sugerir que o povo “bebesse laranja” e fizesse isso sem esforço, e semmelar (ou machucar) as mãos, usando as maquininhas de espremer que custavam tão barato... Em verdade os produtores de laranja absorviam eles próprios uma parte do custo dessas maquininhas para que elas, a preços bem acessíveis, chegassem logo à mão das donas de casa e mostrassem do que eram capazes. Um anúncio de jornal em 1916 – “Beba uma laranja!” dava o preço de um espremedor elétrico: 10...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Panorama do mercado de laranja e seus suprodutos em suco
  • Estudo de Caso Suco de laranja na Cargill
  • ESTUDO DE CASO EXPORTA O DE SUCO DE LARANJA CARGILL
  • Suco da laranja
  • Suco de laranja
  • suco laranja
  • Suco de laranja
  • Sucos de laranja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!