Estudo de dispositivo de movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE DISPOSITIVO DE MOVIMENTO: CORREIA TRANSPORTADORA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO II

INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ciclo 1 – Módulo B
Professor: Renato Soares de Aguilar
Fábio Vinícius Duarte, Jéssica Carvalho de Oliveira, Júlio César de Souza, Kherol Santos de Carvalho, Rafaela Silva Roberto, Simone Félix, Wenderson Giovanni Pereira AlvesResumo
Este artigo tem por objetivo explicar o funcionamento de um dispositivo de movimento da área elétrica, apresentando seus principais componentes, e uma síntese sobre a organização de uma linha de produção, na qual estão diretamente relacionados com o curso. Utilizamos como método de elaboração a união de todos os materiais pesquisados em artigos, sites e empresas que utilizam o dispositivo,fazendo interface com que foi aprendido nas disciplinas estudadas no decorrer do semestre.

Palavras Chaves: Correia transportadora, dispositivo de movimento, linha de produção.

1. Introdução
As correias transportadoras são amplamente utilizadas em diversas atividades industriais. Algumas das principais aplicações encontram-se nas áreas de grãos, cimento, fertilizantes, mineração, papel ecelulose, etc. Elas atendem às necessidades do mercado atual, pois geram maior agilidade e eficácia, com uma alta produção em uma escala de tempo menor, mas esses sistemas de transportes são caros e sua substituição pode levar diversos meses, resultando na interrupção da operação de uma planta industrial. [5]
Baseadas nessa realidade, as empresas nacionais vêm investindo maciçamente naautomatização de suas linhas de produção, substituindo tarefas complexas antes realizadas pelo homem, por sistemas de controle instrumentados que possibilitam maior produtividade e melhores desempenhos, proporcionando ao cliente alta qualidade com custos de produção mínimos, fatores estes que são fundamentais há alguns anos mercado globalizado, onde a concorrência entre empresas do mesmo setor está cada diamais acirrada. [1]
A automação industrial teve início na década de 1920 com as linhas de montagem automobilísticas de Henry Ford. Desde então, a tecnologia vem se tornando cada vez mais presente nas diversas áreas de automação industrial, tendo como foco principal o aumento da qualidade, o volume de produção e a redução dos custos.
2. Sistema de Transporte Contínuo
As esteiras transportadoras sãoequipamentos de ampla aplicação. Podem ser de correia, fita ou de tela metálica utilizadas geralmente para grandes quantidades de material. As fitas metálicas podem ser feitas de aço-carbono, aço inoxidável e aço revestido por borracha.
• Componentes estruturais de uma correia:

FIGURA 1 - Componentes estruturais.
- Estrutura de Suporte (1): Compreende todos os elementos que sustentam acorreia e os demais componentes. Todos os componentes do sistema devem estar perfeitamente unidos à estrutura, de modo que sempre se respeite o esquadro e o nível de cada um deles como também do conjunto em geral. As uniões das diferentes seções do sistema não devem apresentar desníveis e deve-se respeitar a horizontalidade de todo o conjunto para evitar que a correia tenda a esquivar-se de suatrajetória ideal.
- Tambor de Acionamento (2): O atrito entre a correia e este tambor é o encarregado de transmitir o movimento ao sistema. Através de diferentes mecanismos o motor transmite movimento ao tambor acionador e este à correia por atrito. Para que seja possível o deslocamento do material, uma força tangencial à superfície do tambor de acionamento, capaz de superar os atritos da correia com oselementos do transportador, o peso do material transportado, bem como vencer as condições de transporte nas mudanças de elevação.
Os tambores acionadores, dependendo do ângulo de abraçamento, podem ser classificados em:
a) Tambor Simples (Arco abrangido 180°)
b) Tambor Simples com Polia de encosto (Arco abrangido 210° a 230°)
c) Tambores em Tandém (Arco abrangido 350° a 480°)
- Tambor...
tracking img