Estudo de casos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso – “Logística de A a Z” 21/11/2009

1. ESTUDO DE CASO

O estudo de caso é aplicado a uma empresa referenciada como Empresa ABC. Esta é uma empresa que tem seu foco na prestação de serviços logísticos, incluindo apoio a operações offshore e demais serviços relacionados à indústria de petróleo.
A empresa ABC é responsável pelogerenciamento logístico das operações do depósito de uma empresa fornecedora de produtos químicos para as atividades de exploração e produção de petróleo, no município de Macaé, Rio de Janeiro. A empresa fornecedora de produtos químicos, empresa XYZ, efetua todas as atividades de compra e venda de produtos, e atividades comerciais correlatas. A empresa ABC atua apenas como operador logístico. Oserviço de gerenciamento logístico realizado pela empresa ABC inclui todas as operações de movimentação interna de contêineres e o gerenciamento dos processos de inspeção e manutenção desses contêineres.
O depósito, que movimenta cerca de 70 produtos, possui uma Central de Granéis Líquidos (CGL) constituída por 34 tanques de aço inox, e cada tanque tem capacidade para armazenar 30 m3 de apenas umúnico produto químico. A quantidade de produtos químicos é maior doque a quantidade de tanques, gerando então dois tipos de fluxos: produtos alocados aos tanques e produtos não alocados aos tanques.
Os produtos que estão alocados aos tanques são recebidos, a granel, em caminhões-tanque e são armazenados diretamente nos respectivos tanques na CGL. Esses produtos são, então, colocados nos contêineresvazios, que são posteriormente, deslocados para o Estoque de Contêineres Cheios, onde aguardam uma solicitação, por parte das plataformas. Os contêineres vazios são retirados do Estoque de Contêineres Vazios. Quando alguma plataforma solicita um produto, o contêiner cheio com o respectivo produto é deslocado para a Área de Expedição. Uma vez prontos para expedição, estes contêineres são recolhidospela empresa XYZ e transportados até o porto, para embarque nos navios que, por sua vez, transportarão os contêineres até as respectivas plataformas de destino.
Os produtos não alocados aos tanques são entregues no depósito pelos seus fornecedores em contêineres cheios e lacrados. Estes contêineres são deslocados diretamente para o Estoque de Contêineres Cheios. Daí em diante, seguem o processodescrito anteriormente.
A empresa XYZ é responsável por entregar os contêineres no depósito quando do seu retorno da plataforma. Portanto, no que diz respeito à movimentação dos contêineres, o escopo de atuação da empresa ABC e, conseqüentemente, o escopo de aplicação deste estudo de caso inclui, apenas, as atividades internas ao depósito.
No retorno dos contêineres da plataforma, faz-senecessário um processo rigoroso de inspeção e manutenção, uma vez que as operações logísticas relacionadas às atividades de E&P offshore são bastante agressivas do ponto de vista de conservação dos equipamentos, seja pela proximidade com o mar, seja pela agressão mecânica a que são submetidos os contêineres. Os contêineres aptos a reingressarem no processo são encaminhados ao Estoque de ContêineresVazios. Os contêineres que precisam sofrer qualquer tipo de reparo são encaminhados para a manutenção e, só depois de consertados, voltam a fazer parte do processo.
1.1. Tipos e capacidades dos contêineres
A metodologia de Custeio Baseado em Atividades será aplicada considerando, apenas, as diferentes capacidades dos contêineres, já que são essas que determinam a demanda por recursos operacionais.1.2. Recursos utilizados na operação
A empresa XYZ provê, ao custo mínimo, todas as facilidades administrativas e recursos de utilidades necessários à operação, de forma que estes custos não precisam ser incluídos nas operações da empresa ABC. A empresa ABC é responsável por fornecer todos os recursos não oferecidos pela empresa XYZ, mas que são considerados tecnicamente fundamentais para a...
tracking img