Estudo de casos dos filmes wall street

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REALIDADE DE WALL STREET: O PODER QUE MOVE OS INDIVÍDUOS

TEMA: sociedade, administração e ética em Wall Street.
OBJETIVO GERAL: Discutir o tema Sociedade, Administração e Ética, na perspectiva interdisciplinar, a partir de representações de uma sociedade calçada na concepção do Homem Econômico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar os papéis e funções dos decisores de cúpula e dos líderes naorganização, bem como os impactos das suas decisões sobre os demais indivíduos.
- Analisar os perfis dos personagens do filme Wall Street, e utilizar as suas ações para exemplificar situações no cenário contemporâneo.
- Discutir os valores éticos e morais das atitudes dos protagonistas nos filmes e quais lições aprendidas podem ser aplicadas ao mundo organizacional que estamos inseridos. Qualimportância eles dão realmente à vida pessoal e profissional?
- Criticar os casos de desequilíbrio psicológico na busca do homem pelo dinheiro e poder ocorridos no passado e nos dias de hoje, enfatizando o significado de ética e levando em conta os impactos na vida pessoal e profissional de cada um. Criticar um limite para essas atitudes inconsequentes.

INTRODUÇÃO
Este artigo busca contribuirpara o debate sobre o tema sociedade, administração e ética, voltados para o contexto atual mas com críticas embasadas nos filmes Street de Oliver Stone. Serão tratadas questões comportamentais como inveja, ambição, cobiça, desvio de conduta na busca de objetivos financeiros, relacionamentos interpessoais, jogo de interesses. Mais precisamente, este artigo busca discutir o cenário de convivênciano meio organizacional quando o assunto for objetivos pessoais. Incluir a ética e a moral para embasar os apontamentos.

“Ética dos negócios é o estudo da forma pela quais normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoamoral que atua como um gerente desse sistema”.

Afinal, qual o limite para se conseguir o poder e o status? Há que se estabelecer regras e normas para a convivência respeitosa ou a ética deixou de fazer parte de um ambiente competitivo?
Até que ponto é discutível o caráter humano na busca pela ascensão profissional? Vale levar em conta que as modificações culturais vivenciadas nas últimasdécadas, contribuem para a formação de jovens com outra visão de mundo, mais práticos, mais ambiciosos, mais apressados e consequentemente, com menos pudor nos meios utilizados para construir uma carreira profissional brilhantes, regada por promoções e dinheiro.
E é dentro destes questionamentos, que os alunos do curso de Administração, da Pontifícia Universidade Católica, propõe debater sobre o tema:sociedade, administração e ética em Wall Street, com o intuito principal de interligar as disciplinas de: Teorias da Administração, Psicologia e Economia, usando ainda o conceito de Homem Econômico.

WALL STREET E SEU AMBIENTE DE COMPETIÇÃO:
A trama mostra claramente como os decisores influenciam diretamente nas organizações e na sociedade. Demonstra como um meio pode coagir uma pessoa a mudarde atitude e até valores na corida pelo poder e pelo dinheiro.
O indivíduo foi inserido num contexto onde se sente obrigado a viver de status e até sacrificar outras necessidades básicas para poder igualar-se aos que são considerados pertencentes a alta sociedade. O que se observa notavelmente, são homens e mulheres lidando com seus interesses na busca do poder e ascensão, seja ela profissionalou pessoal, mas não há uma regra clara sobre limites no uso da autoridade e da moral. Há os estereótipos a serem admirados mas não um preço mínimo a se pagar para se tornarem idênticos.

"Não se pode chamar de valor assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar com a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória."...
tracking img