Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso

Resumo: O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa frequentemente utilizada nas Ciências Sociais. De um modo geral, é a estratégia preferida quando se pretende conhecer o “como?” e o “por quê?”, quando o investigador tem pouco ou mesmo nenhum controle nos acontecimentos reais, e quando o foco está num fenómeno natural dentro de um contexto da vida real.

1. Introdução
Oestudo de caso constitui uma estratégia de pesquisa utilizada nas Ciências Sociais com bastante regularidade. Podemos afirmar que é a estratégia mais utilizada quando se pretende conhecer o “como?” e o “porquê?” (Yin, 1994), quando o investigador detém escasso controlo dos acontecimentos reais ou mesmo quando este é inexistente, e quando o campo de investigação se concentra num fenómeno naturaldentro de um contexto da vida real.

2. Definiçoes

O estudo de caso é uma metodologia de investigação particularmente apropriada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos fatores. Yin, afirma ainda que este método é adequado quando pretendemos definir os tópicos de investigação de forma abrangente, quandoqueremos considerar a influência do contexto de ocorrência do fenómeno em estudo e quando queremos socorrermo-nos de múltiplas fontes de evidências (dados)
Yin (1994:13) define “estudo de caso” com base nas características do fenómeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos. Para este autor, o estudo decaso é um processo de investigação empírica com o qual se pretende estudar um fenómeno contemporâneo no contexto real em que este ocorre, sendo particularmente adequado ao seu uso quando as fronteiras entre o fenómeno em estudo e o contexto em que ele ocorre não são claramente evidentes. Este autor acrescenta que, pelo facto de muitas vezes ser difícil isolar o fenómeno em estudo do contexto emque ocorre, é normalmente necessário usar múltiplas fontes de evidência (dados) e cruzar (triangular) os diferentes dados recolhidos (Yin, 1994: 13).

3. Características do estudo de Caso

O “estudo de caso” é um plano de investigação que envolve o estudo intensivo e detalhado de uma entidade bem definida: o caso é um processo de observação intensiva e que, geralmente, se prolonga no tempo.Quase tudo pode ser um caso (um indivíduo, um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade) pode também ser uma decisão, uma política, um acontecimento imprevisto, ou seja, um sem fim de hipóteses. De forma a sintetizar os “casos” passíveis de serem estudados na investigação em Ciências Sociais e Humanas, Brewer & Hunter propõem seis categorias de “casos”: Indivíduos; Atributos dos indivíduos;Ações e interações; Atos de comportamento; Ambientes incidentes e acontecimentos; Coletividades. O que define o “caso”, não é só a metodologia que adopta, mas o objeto de estudo que tem de ser, “único, específico, diferente, complexo”, e segundo Yin (1994:13) “as fronteiras entre o fenómeno e o contexto não são bem definidas”, visando uma “visão holística capaz de preservar e compreender a totalidadee unicidade do caso”. É por isso, o estudo de caso não constitui por si só uma metodologia de investigação específica, mas antes uma estratégia ou um design de investigação . A finalidade do estudo de caso é sempre holística, ou seja, visa preservar e compreender o caso no seu todo e na sua unicidade. Para isso, o investigador estuda o “caso” no seu contexto real, em profundidade, tirando todo opartido possível de fontes múltiplas de dados (inquéritos, entrevistas, observações, documentos, registos escritos, diários de campo, fotografias, registos audiovisuais, testemunhos), sendo comum que num mesmo estudo se combinem entre si as diversas técnicas de instrumentos. O Estudo de Caso tem sempre um forte cunho descritivo, porque o investigador dá a conhecer a situação tal como ela surge,...
tracking img