Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

De acordo com CRESPIN (1996), puericultura é a parte da medicina que procura manter a criança o mais próximo das condições favoráveis e normais, nos aspectos físico, psíquico e social, em outras palavras, é uma maneira de prevenir que a criança adoeça.
O termo “puericultura” surgiu em 1762, em um tratado do suíço Jacques Ballexserd, sendo definida como um conjunto de regras enoções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente as crianças (ROCHA, 1987).
Recursos como a puericultura, que teve seu início datado no final do século XIX na França onde se estendeu para outros países, a puericultura chega ao Brasil no inicio do século XX, através dos trabalhos do médico Arthur Moncorvo Filho, auxiliando os profissionais na assistência à saúde infanto-juvenil, familiar ecomunitária (MONTEIRO; FERRIANI, 2000).
Segundo CEARÁ, (2002) a puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações às mães sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental e, também, pela identificação precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva eapropriada. Para isto, pressupõe a atuação de toda equipe de atenção à criança, de forma intercalada ou conjunta, possibilitando a ampliação na oferta dessa atenção, pela consulta de enfermagem, consulta médica e grupos educativos.
A consulta de enfermagem à criança tem como objetivo prestar assistência sistematizada de enfermagem, de forma global e individualizada, identificando problemas desaúde-doença, executando e avaliando cuidados que contribuam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde (RIBEIRO; OHARA; SAPAROLLI, 2009). Sua realização envolve uma sequência sistematizada de ações: histórico de enfermagem e exame físico, diagnóstico de enfermagem, plano terapêutico ou prescrição de enfermagem, e avaliação da consulta (PULGA et al. 2005).
É um trabalho que deveser feito em equipe, envolvendo, além de médicos e enfermeiros, psicólogos e educadores, devendo ser dada uma atenção especial às novas situações que englobam problemas familiares, sociais, de comportamento, educacionais, obesidade, abuso de drogas, dentre outros.
Cada vez mais a puericultura deixa de ser uma função exclusiva da medicina. O enfermeiro tem assumido um papel importante nesteprocesso, com o objetivo de promover e apoiar a família na obtenção de melhores condições, dentro de suas realidades, na obtenção da qualidade de vida (RICCO; CAMPO; ALMEIDA, 2000).

HISTORICO

M.l.V.T; gêmea de M.C.V.T, ambas do sexo feminino; 1 ano e 3 meses,branca, residente em Guarapuava, nascida em 11/12/2011, é levada por sua mãe à Unidade Básica de Saúde para consulta de avaliação docrescimento e desenvolvimento e programa do peso do leite e bolsa família, sem queixas no momento. Trouxe o cartão de vacina atualizado até o 15º mês de vida. Menor aceita bem as refeições e permanece mamando.

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM:
* Criança em BEG (bom estado geral), calma, ativa, mãe relata alimentação regular, boa aceitação, sono tranquilo e eliminações fisiológicas presentes e normais,normocorada, presença de dermatite na região perineal. Crescimento e DNPM (Desenvolvimento neuropsicomotores) normais e adequados para idade, orientada a mãe quanto à alimentação da criança. Foi realizada a vacina de reforço meningocócica.

* Integridade da pele prejudicada relacionada dermatite na região perineal, relacionada à umidade ambiente ou localizada por excreções, evidenciada aoexame físico.
* Alimentação eficaz.
* Déficit no auto cuidado para higiene relacionado à idade.
* Risco para quedas relacionado à idade.

PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM

* Realizar troca de fralda com mais frequência ao dia, fazer higiene apenas com agua morna na região perineal e perianal a cada troca de fraldas, evitar o uso excessivo de sabonetes e aplicar creme protetor ao...
tracking img