Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá
Consultoria Interna de RH

Professor: André Ricardo









Flavio Paes de Oliveira
Josiane Florido de Azevedo
Marcio de Souza
Sidclei Macedo de Arruda
Tatiane Moreira Araújo





































Rio de Janeiro, Junho de 2011
Estudo de caso: QUEROMAIS FAST FOOD LTDA


Demandas:

- Perda deingredientes (desperdício) na produção dos pratos;
- Refugo de pratos prontos devido a erros na comunicação dos pedidos feitos à equipe de produção;
- Demora no atendimento e explicação insuficiente sobre o menu;
- Altas taxas de turnover (rotatividade de funcionários) e absenteísmo;
- Comunicação lenta e insuficiente sobre os processos de mudança da organização;
- Ainda, alguns gerentesreclamam de insubordinação e falta de comprometimento de suas equipes.

Solicitação:

Como sua consultoria pode contribuir para o caso desta empresa?
O grupo desenvolverá o projeto devendo descrever detalhadamente os problemas relacionados à gestão de pessoas; como foi o processo de levantamento dos problemas, identificar as possíveis causas; e elaborar estratégias de tratamento de acordo comcenário analisado - com as descrições necessárias de cada ação (objetivo, mecânica, período e/ou freqüência e público alvo).

Consultoria:

Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de açãonum ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância. Além disso, ela contribui para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos empregados de uma organização. Para que ocorra um eficaz processo de Consultoria dentro de uma organização, é importante haver umaparceria entre Consultor e Clientes, tendo confiança mútua, simpatia, respeito e interesse de ambos em resolver as questões.






Unidade do Caso:

A QUEROMAIS FAST FOOD LTDA. atua há 4 anos no município do Rio de Janeiro. Atualmente possui em seu quadro funcional cerca de 130 funcionários, somando-se as 7 lojas e o escritório. Cada loja possui em média 15 funcionários distribuídos emdois turnos. No escritório estão lotados 25 funcionários.
A estrutura organizacional das lojas apresenta-se da seguinte forma: um gerente, dois subgerentes, 5 auxiliares de produção, 4 auxiliares de atendimento e 3 auxiliares de delivery (entrega). Os de produção atuam no preparo dos pedidos, os de atendimento, retirando e entregando os pedidos do salão e balcão, restando aos de delivery a entregados pedidos feitos por telefone. A escolaridade média destes funcionários é o Ensino Médio, possuindo um potencial pouco utilizado. Quanto a salários, a empresa pratica remuneração compatível ao mercado.
A Queromais é uma empresa de gestão familiar, havendo 03 sócios: os fundadores e irmãos Gustavo e Marcos, e Pedro Henrique, filho e sucessor de Gustavo, estando atualmente com o menor percentualdas ações.
Gustavo e Marcos atuam baseando-se numa gestão centralizadora, rígida e supervisionavam pessoalmente muitos dos processos de suas lojas.
Pedro Henrique não concorda com esta gestão e pretende mudar o cenário da Queromais. Com uma visão mais moderna, pretende buscar ações que tragam a satisfação dos colaboradores e conseqüentemente maior produtividade.
É de conhecimento de PedroHenrique que Marcos e seu pai, não querem fazer altos investimentos, pois necessitam quitar algumas dívidas e aumentar a rentabilidade para abrir mais 4 filiais em um ano.
Diante dos problemas apresentados, Pedro busca uma consultoria que lhe apresente propostas para a gestão de RH, viáveis financeiramente e que solucionem e/ou amenize a situação. Ele espera ainda, que a consultoria apresente boas...
tracking img