Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escrevendo o caso
A redação do caso deve ser elaborada de forma bastante neutra, apresentando fatos e circunstâncias envolvidas. O caso é muito mais um relatocontextualizado, pois toda a análise deverá ser realizada pelos alunos. Abaixo uma estrutura possível a ser seguida ao elaborar a narrativa principal do caso:
QUE ESTRUTURAUM CASO PODE SEGUIR?
1. Introdução
Define o problema a ser examinado e explica os parâmetros ou as limitações da situação; deve despertar interesse ecuriosidade.
2. Visão Geral/Análise
Onde/quando/por quê; fornece detalhes sobre atores envolvidos e organizações; identifica questões profissionais, técnicas ou teóricasetc.; o caso deve ser rico em nuances contextuais: cenários, personalidades, culturas, urgência das questões etc.
3. Relato da Situação
Descreve as ações, podeincluir declarações dos atores e suas relações; deve deixar claro o período temporal ou a cronologia do caso; é importante saber onde os eventos importantes ocorrem, coma identificação clara de locais e das instituições.
4. Problemas do caso
Geralmente um ou dois problemas que requerem análise para resolver uma questãoespecífica; devem ser apresentados de forma clara; podem assumir três formas: a) apresentam uma situação e perguntam aos alunos o que fariam a seguir; b) definem uma tarefa,como, por exemplo, pedir aos alunos para elaborar relatório recomendando uma ação; c) ilustram um cenário e pedem aos alunos que analisem as falhas e recomendem como asituação deveria ser abordada.
 
*Estrutura válida tanto para casos longos como para casos curtos, guardadas as proporções e a complexidade de cada possibilidade
 
tracking img