Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAXAS EQUIVALENTES

Ao se tratar de juros simples, a taxa equivalente é a própria taxa proporcional da operação. Por exemplo, a taxa de 3% ao mês e 9% ao trimestre são ditas proporcionais.Também são equivalentes, pois promovem igualdade dos montantes de um mesmo capital ao final de certo período de tempo.

Ex.: Seja um capital de R$80.000,00, aplicado à taxa de 36% ao ano, durante trêsanos; vamos considerar o mesmo capital, agora aplicado a 3% ao mês, durante o mesmo período de tempo.
Calcular os juros simples, em ambos os casos.

O conceito de taxa equivalente permanece válidopara o regime de capitalização composta diferenciando-se, no entanto, a fórmula de cálculo da taxa de juros. Por se tratar de capitalização exponencial, a expressão da taxa equivalente composta émédia geométrica da taxa de juros do período inteiro, isto é:

capitalização

descapitalização

Ex.: Seja um capital de R$80.000,00, aplicado à taxa de 36% ao ano, durante três anos;vamos considerar o mesmo capital, agora aplicado a 3% ao mês, durante o mesmo período de tempo.
Calcular os juros compostos, em ambos os casos.



Problemas:
1. Quais as taxas de juros simplesmensal e trimestral equivalentes a 25% ao ano?
2. Quais as taxas de juros compostos mensal e trimestral equivalentes a 25% ao ano?
3. Explicar a melhor opção: aplicar um capital à taxa de juroscompostos de 9,9% ao semestre ou à taxa de 20,78% ao ano.
4. Verificar se a taxa de juros de 11,8387% ao trimestre é equivalente à taxa de 20,4999% para cinco meses. Calcular também a equivalente mensalcomposta dessas taxas.

TAXA NOMINAL E TAXA EFETIVA

A taxa efetiva é a taxa dos juros apurada durante todo o prazo n, sendo formada exponencialmente através dos períodos de capitalização. Ouseja, taxa efetiva é o processo de formação dos juros pelo regime de capitalização composta, ao longo dos períodos de capitalização. É obtida pela fórmula:


Onde:
Q é o número de períodos de...
tracking img