Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Outras doenças causadas pela Insuficiência Renal
Sintomas da Insuficiência Renal
Em alguns pacientes os rins tornam-se comprometidos e são incapazes de desempenhar suas funções normais.O rim pode estar comrometido e nem perceber. Por isso a doença renal é frequentemente chamada de doença silenciosa. Apenas quando o rim está gravemente comprometido a pessoa pode se sentir doente. Na maioria dospacientes as doenças renais afetam ambos os rins. Quando sua função renal está abaixo de 15% a 20% pode-se começar a sentir sintomas como sensação de cansaço ou fraqueza ou perda de apetite. Monitorar a função renal é muito importante para saber qual é a velocidade do desenvolvimento da doença.
Exames:
Creatinina sérica – Um exame de sangue que mede a quantidade de creatinina, um resíduoencontrado no sangue. Um nível mais alto no sangue significa que os rins estão removendo menos resíduos do corpo.
Taxa de filtração glomerular – Uma medida da função renal calculada com a coleta de urina. Isso determina como seus rins estão filtrando os resíduos. Um número mais baixo significa que sua função renal está piorando. A taxa de filtração glomerular também pode ser estimada por equações queusam creatinina sérica, idade, raça, sexo e peso corporal. As equações mais comuns são a fórmula de Cockroft-Gault e a fórmula de Modificação da Dieta na Doença Renal (MDRD, na sigla em inglês).
Nefrite
Presença ou não de dores abdominais e febre, redução no volume da urina e presença de sangue na mesma (constatada pela cor avermelhada). Elevação da pressão arterial (hipertensão arterial),presença de edemas (inchaço em uma região do corpo ou de um órgão causado pelo acúmulo anormal de líquidos naquela região), principalmente nos olhos e/ou nas pernas, fadiga extrema e falta de disposição (devido à perda de energia importante para o desempenho de suas atividades), dificuldade para dormir, perda de apetite, náuseas e vômitos, prurido e pele seca; Cãibras especialmente à noite tambémpodem se manifestar.

http://prorim.org.br/site/dronline/pergunta/i/600#sthash.wYmJtEEm.dpufGLOMERULONEFRITE
Glomerulonefrite
Glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo, unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina.(Nefron)
As glomerulonefrites podem ser primárias ou secundárias, agudas ou crônicas. As primárias seinstalam diretamente no glomérulo e, em geral, são causadas por alteração imunológica resultante de infecções por vírus ou bactérias. Conforme os sinais clínicos que apresentem, elas recebem denominações específicas. A mais comum é a nefropatia por IgA, ou doença de Berger, que se caracteriza por presença de sangue na urina, pressão alta e, em alguns casos, edema nas pernas.As secundárias não seoriginam primariamente no glomérulo, mas estão associadas a doenças, como hipertensão arterial, diabetes, lúpus eritematoso, hepatites B e C, infecção pelo HIV, ou, ainda, por alguns medicamentos. As causas mais frequentes, porém, são diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.As características e a evolução da doença variam muito. Por exemplo, a nefropatia por IgA pode entrar em remissãoespontânea e exige apenas que o paciente seja mantido em observação. No entanto, há casos graves em que a evolução da doença renal é rápida, agressiva, e os portadores da enfermidade devem ser encaminhados para diálise ou transplante de rins.
Cistite
A infecção dos rins acontece de duas maneiras. A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subiraté os rins. Isto ocorre normalmente nas cistites não tratadas ou nos casos de colonização assintomática da bexiga por bactérias. Nem todas as pessoas relatam sintomas de cistite antes do surgimento da pielonefrite.O segundo modo de infecção dos rins é pelo sangue, quando a bactéria em algum local do corpo, com nos casos de infecção da pele, viaja pela corrente sanguínea e se aloja no rim. Este...
tracking img