Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: PACIENTE COM DIABETES TIPO II

Adriana Cristina Pereira Gondim1
Marislei Brasileiro2

1. CONSULTA DE ENFERMAGEM

1.1 Identificação

M. N. O., 64 anos, feminino, branca, casada, três filhos. Natural de Corumbaíba-Go, residente no município de Palmas-To e atualmente passando férias em Goiânia. Do lar, 1° grau completo, católica praticante. Foi admitida no dia 14 de Marçode 2007 para Consulta de Enfermagem.

1.2 Expectativas e Percepções

A paciente deseja obter informações mais específicas sobre sua patologia, pois relata falta de orientação do médico que acompanha seu tratamento. Diz ser uma pessoa equilibrada e demonstra ter uma boa aceitação da doença. Recebeu o diagnóstico de diabetes após uma depressão, há mais ou menos 20 anos, não se lembra ao certo adata.
A paciente relata que se esforça para mudar os hábitos alimentares e a rotina de vida, adequando-se melhor ao seu estado de saúde. Fazia uso de hipoglicemiantes orais, só que há dois anos precisou começar o tratamento com insulina.
Tem consciência do seu problema e muito medo das conseqüências que o diabetes pode trazer a sua saúde.

1.3 Necessidades Humanas Básicas

Paciente dormeem média 8 h por noite, tira cochilos após o almoço e não refere dificuldades para dormir. Faz caminhada todo dia, sendo este seu único exercício físico. Sai muito pouco, pois mora na fazenda. Sua única fonte de distração é a TV.
_____________________________________
1 Acadêmica de Enfermagem do 5° período da UNIP Turma: EN 4/5 A42.
2Enfermeira – Mestre em Enfermagem, Docente e Coordenadora doCurso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista. E - mail: marislei@cultura.com.br Telefone: (62) 3239-4044.
Mora em casa de alvenaria sem saneamento básico, pois a água vem direto do rio. Tem energia elétrica e banheiro dentro de casa. Vive com o esposo e os filhos e netos a visitam com freqüência. O relacionamento com o marido é bom e satisfatório, está casada há 35 anos. Ainda temvida sexual ativa.
Vai à igreja uma vez na semana e faz suas orações diariamente em casa.
Paciente relata ter facilidade para se relacionar socialmente, mas refere intensa dificuldade em tomar decisões, sempre pede a opinião ou ajuda de alguém. Relata ter medo das conseqüências que a doença pode trazer a sua vida, pois já sente outros sintomas de desconforto que estão relacionados a diabetes.Toma banho de manhã e à noite. Tem um bom asseio, cabelos limpos, unhas curtas e limpas. Higiene oral satisfatória.
Costuma fazer 5 refeições por dia, de 3 em 3 h. Alimenta-se de frutas, verduras, carnes e leite. Faz pouca ingestão de líquidos tendo uma eliminação diária de menos de 5 vezes por dia. Relata evacuar de 2 em 2 dias, fezes duras e ressecadas. Diz tomar chá de seni para ajudar nasevacuações.
A paciente relata que quer mudar para cidade, pois se sente muito sozinha e isolada vivendo na fazenda.

1.4 Exame Físico

Paciente deambulando normalmente sem ajuda, vestuário limpo e sem odor fétido. Músculos faciais descontraídos, sorrindo, conversando e olhando o interlocutor de frente.
Peso: 60 kg; altura: 1,50 m. Paciente normotérmica com temperatura axilar igual a 37°C,normosfígmica com pulso radial igual a 72 bpm, eupnéica com freqüência respiratória igual a 17 ipm e normotensa com pressão arterial no braço direito igual a 120 x 80 mmHg.
Pele íntegra, sem lesões com turgor normal. Couro cabeludo e cabelos limpos, sem presença de caspas. Olhos corados, pupilas isocóricas e fotorregagentes. Cavidade bucal com presença de todos os dentes naturais, sem prótese;sem presença de halitose; língua com aspecto normal. Pescoço sem presença de gânglios palpáveis. Parede torácica sem anormalidades anatômicas. Mamas simétricas sem presença de nódulos e mamilos sem descarga mamilar. Pulmões com MV normais, expansibilidade normal, percussão com som claro pulmonar. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas 2T, sem presença de sopros. Abdome arredondado com presença de...
tracking img