Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: PACIENTE COM DIABETES TIPO II

Adriana Cristina Pereira Gondim1
Marislei Brasileiro2

1. CONSULTA DE ENFERMAGEM

1.1 Identificação

M. N. O., 64 anos, feminino, branca, casada, três filhos. Natural de Corumbaíba-Go, residente no município de Palmas-To e atualmente passando férias em Goiânia. Do lar, 1° grau completo, católica praticante. Foi admitida no dia 14 de Marçode 2007 para Consulta de Enfermagem.

1.2 Expectativas e Percepções

A paciente deseja obter informações mais específicas sobre sua patologia, pois relata falta de orientação do médico que acompanha seu tratamento. Diz ser uma pessoa equilibrada e demonstra ter uma boa aceitação da doença. Recebeu o diagnóstico de diabetes após uma depressão, há mais ou menos 20 anos, não se lembra ao certo adata.
A paciente relata que se esforça para mudar os hábitos alimentares e a rotina de vida, adequando-se melhor ao seu estado de saúde. Fazia uso de hipoglicemiantes orais, só que há dois anos precisou começar o tratamento com insulina.
Tem consciência do seu problema e muito medo das conseqüências que o diabetes pode trazer a sua saúde.

1.3 Necessidades Humanas Básicas

Paciente dormeem média 8 h por noite, tira cochilos após o almoço e não refere dificuldades para dormir. Faz caminhada todo dia, sendo este seu único exercício físico. Sai muito pouco, pois mora na fazenda. Sua única fonte de distração é a TV.
_____________________________________
1 Acadêmica de Enfermagem do 5° período da UNIP Turma: EN 4/5 A42.
2Enfermeira – Mestre em Enfermagem, Docente e Coordenadora doCurso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista. E - mail: marislei@cultura.com.br Telefone: (62) 3239-4044.
Mora em casa de alvenaria sem saneamento básico, pois a água vem direto do rio. Tem energia elétrica e banheiro dentro de casa. Vive com o esposo e os filhos e netos a visitam com freqüência. O relacionamento com o marido é bom e satisfatório, está casada há 35 anos. Ainda temvida sexual ativa.
Vai à igreja uma vez na semana e faz suas orações diariamente em casa.
Paciente relata ter facilidade para se relacionar socialmente, mas refere intensa dificuldade em tomar decisões, sempre pede a opinião ou ajuda de alguém. Relata ter medo das conseqüências que a doença pode trazer a sua vida, pois já sente outros sintomas de desconforto que estão relacionados a diabetes.Toma banho de manhã e à noite. Tem um bom asseio, cabelos limpos, unhas curtas e limpas. Higiene oral satisfatória.
Costuma fazer 5 refeições por dia, de 3 em 3 h. Alimenta-se de frutas, verduras, carnes e leite. Faz pouca ingestão de líquidos tendo uma eliminação diária de menos de 5 vezes por dia. Relata evacuar de 2 em 2 dias, fezes duras e ressecadas. Diz tomar chá de seni para ajudar nasevacuações.
A paciente relata que quer mudar para cidade, pois se sente muito sozinha e isolada vivendo na fazenda.

1.4 Exame Físico

Paciente deambulando normalmente sem ajuda, vestuário limpo e sem odor fétido. Músculos faciais descontraídos, sorrindo, conversando e olhando o interlocutor de frente.
Peso: 60 kg; altura: 1,50 m. Paciente normotérmica com temperatura axilar igual a 37°C,normosfígmica com pulso radial igual a 72 bpm, eupnéica com freqüência respiratória igual a 17 ipm e normotensa com pressão arterial no braço direito igual a 120 x 80 mmHg.
Pele íntegra, sem lesões com turgor normal. Couro cabeludo e cabelos limpos, sem presença de caspas. Olhos corados, pupilas isocóricas e fotorregagentes. Cavidade bucal com presença de todos os dentes naturais, sem prótese;sem presença de halitose; língua com aspecto normal. Pescoço sem presença de gânglios palpáveis. Parede torácica sem anormalidades anatômicas. Mamas simétricas sem presença de nódulos e mamilos sem descarga mamilar. Pulmões com MV normais, expansibilidade normal, percussão com som claro pulmonar. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas 2T, sem presença de sopros. Abdome arredondado com presença de...