Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Uberaba – UNIUBE EAD
Unidade Pedagógica: São Miguel dos Campos - AL
Disciplina: Estágio Supervisionado III e Serviço Social e Supervisão
Curso: Serviço Social
Circuito: 11
Aluna: Luciana da Silva
Tutora: Tatiana Neves dos Santos

ESTUDO DE CASO
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO SÓCIO JURÍDICO: O PAPEL DOS IDOSOS GUARDIÕES.

São Miguel dos Campos – AL
2012Universidade de Uberaba – UNIUBE EAD

ESTUDO DE CASO

Trabalho solicitado como requisito de avaliação, para aquisição de nota na disciplina Estágio Supervisionado III e Serviço Social e Supervisão no curso de Bacharelado em Serviço Social, sob a solicitação da Tutora Tatiana Neves.

São Miguel dos Campos – AL
2012
A atuação do Serviço Social no Contexto Sócio jurídico: O papel dos idososguardiões.

O estudo trata-se da intervenção do Serviço Social no contexto sócio jurídico, relatando as demandas ocasionadas pelos tipos de violência em crianças e adolescentes em situação de risco. Estas crianças ficam sobre a guarda de avós e bisavós que assumem essa responsabilidade para proporcionar a proteção integral no desenvolvimento das mesmas, cabe ressaltar que muitos idosos tambémsão vítimas de injustiças sociais, encarando inúmeras dificuldades no atendimento.
O estagiário no seu espaço de atuação apresenta expectativa em observar numa análise crítica e reflexiva frente á realidade do trabalho do assistente social no campo sócio jurídico, obtendo uma postura ética, questionando a realidade vivenciada referente á intervenção do profissional de Serviço Social.
Oassistente social na condição de supervisor de campo possui relevante função em conhecer as diferentes realidades e grupos familiares que é de fundamental importância para o encaminhamento e solução dos processos, em encaminhar e identificar atuando no fortalecimento dos vínculos realizando atendimento e propondo alternativas no enfrentamento da realidade.
O Serviço Social tem sido identificado nocampo sócio jurídico como sendo uma área de trabalho especializada, que atua direcionado ás mais diversas expressões da questão social. Seu trabalho é constituído pela realidade social que se mostra através da violência social interpessoal, intrafamiliar, assim como os dos mais diversos conflitos na esfera da sua vida enquanto cidadão de direitos. Há ainda a negligência, a ausência do trabalho ou otrabalho precário, ausência ou insuficiência de políticas sociais universalizantes e redistributivas, situações que se manifestam no judiciário e que cabe ao assistente social, com base teórica, lidar com suas múltiplas expressões.
Quanto ao posicionamento ético que adotam frente às questões que surgem em sua prática profissional pode-se notar que os assistentes sociais buscam sempre manter umposicionamento ético-político conforme o que está estabelecido no Código de Ética da profissão, na Lei de Regulamentação do Serviço Social.
Diante do caso analisado pode-se perceber o papel das Instituições como a Vara da Infância e Juventude, varas de Família possuem medidas protetivas visando garantir direitos, porém se faz necessário a intervenção do profissional de Serviço Social para tentarsolucionar as questões que são apresentadas, interpretando e analisando as situações postas pela população.
No entanto é importante ressaltar a importância que o Assistente Social tem assumido frente ao campo judiciário e que sua atuação e intervenção direta nas demandas que se apresentam nesse espaço contribuem de maneira significativa na garantia e efetivação de direitos sociais, além deapresentar as razões pelas quais o Serviço Social é demandado, não só na instituição judiciária, mas em todo sistema sócio jurídico.
A inserção do profissional de Serviço Social nessas instituições tornou-se possível principalmente pela regulação realizada pelo Estado sobre a sociedade através da legislação social e de políticas sociais. Com isso, o assistente social atua nessas instituições para...
tracking img