Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PROFESSORA: MARIA CAMERINA
DISCIPLINA: ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

ESTUDO DE CASO
WAL-MART STORES, INC.:
ESTRATÉGIAS PARA DOMINAR O NOVO MILÊNIO

1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de captar, produzir, disseminar o saber, estimular o senso crítico-análitico e tornar público à comunidade acadêmica o conhecimento produzido por este estudo, realizamosuma apreciação minuciosa especificamente sobre a Wal-Mart Stores, Inc.
Buscamos embasamento em um caso preparado pelo Professor James W. Camerius da Northern Michigan University. Examinamos, comentamos e descrevemos as estratégias de crescimento da Wal-Mart, a influência interna, referente à política de pessoas e a influência externa que faz alusão à relação da empresa com seus concorrentes efornecedores.
A Wal-Mart Stores, Inc. é uma multinacional americana de lojas de departamento e uma gigante do varejo. A companhia foi fundada por Samuel Moore Walton em 1962, incorporada em 31 de outubro de 1969 e feita capital aberto na New York Stock Exchange, em 1972. A sede da Wal-Mart fica em Bentonville, Arkansas.
Dos ideais de Sam Walton surge o objeto central desta pesquisa a bem sucedidae mundialmente conhecida: Wal-Mart.

2. ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DA ORGANIZAÇÃO

O mundo está cheio de oportunidades. As perspectivas de crescimento são mais prejudicadas por inabilidades gerenciais do que pela realidade econômica. Crescer é um dos maiores desafios das empresas. É um problema generalizado para micro, pequenos, médios e grandes negócios.
No caso da Wal-Mart, foidesenvolvida uma estratégia de crescimento agressiva, diferentes técnicas, artifícios e métodos combinaram-se para o sucesso e desenvolvimento de suas lojas. Seus dirigentes sabiam que um programa de expansão ambicioso era necessário para permitir que a empresa atingisse seus objetivos. Neste contexto, novas lojas foram abertas preferencialmente em comunidades cuja população estivesse entre 5 mil e 25 milhabitantes e em áreas geográficas contíguas. Então a estratégia da organização era voltada para o crescimento acelerado e o ponto central de crescimento se manteve a partir das pequenas cidades. “Íamos o mais longe possível de um armazém e abríamos uma loja. A partir daí enchíamos o mapa daquele território, estado a estado, condado a condado, até que tivéssemos saturado aquela área de mercado”(WALTON, 1993).
A Wal-Mart costumava de modo estratégico, construir primeiro o centro de distribuição e depois colocava as lojas ao redor, conciliando custos de publicidade e distribuição. Tudo isso, sempre pensando em garantir e manter o volume gigantesco de vendas e o aumento dos ganhos, pois era o que os investidores estavam acostumados a esperar da varejista. E funcionou, as combinações decrescimento e aquisições fizeram com que as receitas dessem saltos gigantescos a cada ano, servindo também para expandir a empresa para outros estados. A intenção era que cada loja ficasse no máximo a um dia de um centro de distribuição.
Atuavam a partir de pequenas cidades do interior e nos subúrbios dos grandes centros. Seus executivos elaboraram um planejamento para o desenvolvimento, ou seja, umdiagnóstico empresarial para o crescimento da empresa, sem deixar de analisar os fatores que condicionam este crescimento. Definiram seus horizontes de expansão visando à formulação de uma estratégia de crescimento vencedora que pudesse ser promovida e sustentada. Firmados sempre na vontade e na determinação de evoluir.
As estratégias corporativas da Wal-Mart davam ênfase à administração derecursos humanos, mas é possível destacarmos também o foco em baixos custos, o alto nível de serviços a clientes, os preços baixos diariamente para conduzir as vendas e o lançamento de programas nas lojas, para destacar causas sociais populares, como estratégias revolucionárias e até incomuns no varejo norte-americano.
Manter tudo crescendo e em pleno funcionamento era um desafio diário. Era...
tracking img