Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Enfermagem
Disciplina: Prática Clínica do Processo de Cuidar na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Estudo de caso: Avaliar em que estágio do ciclo vital se encontra a mulher atendida nos diferentes campos de atuação da Enfermagem.

Caso 1

Ana Júlia têm 14 anos, 1,75m, 53Kg e quer ser modelo. Passa muito tempo na frente do espelho e só fala nisso, especialmente com asamigas. Recentemente, convenceu a mãe a levá-la a uma agência de publicidade para fazer um teste. Na agência, disseram-lhe que para ser modelo é necessário freqüentar um curso específico, mas que precisaria emagrecer pelo menos 8 Kg. A partir deste dia, resolveu alimentar-se somente com verduras e uma fruta por dia. Recusa-se a comer carne, tomar leite ou derivados, assim como a ingerir qualquertipo de alimento que contenha carboidrato. Esta emagrecendo rapidamente, (perdeu 10k nos últimos 6 meses), não menstrua há 3 meses, está muito pálida, têm apresentado tonturas e dores de cabeça. Sente-se “gorda”. A mãe não sabe o que fazer, gostaria que a filha fosse modelo, mas sem que isso prejudicasse sua saúde.

Questões

1. Defina a fase do ciclo vital da mulher em que se encontraAna Júlia.
Adolescência
2. Defina puberdade e as principais mudanças relacionadas à maturação sexual.
A puberdade pode ser definida como um período no desenvolvimento sexual de homens e mulheres, caracterizado pela capacidade de procriação (maturação sexual). As transformações da puberdade ocorrem durante a adolescência. Logo, a puberdade é uma fase da adolescência em que ocorre oaparecimento de características sexuais secundárias. Em grande parte dos adolescentes, ela aparece entre 10 e 13 anos (entre as meninas) e 12 e 14 (no caso dos meninos).
Transformações: desenvolvimento das glândulas mamárias (seios); aparecimento de pêlos na região pubiana e nas axilas; rápido e curto crescimento corporal; surgimento de acnes (espinhas) em função de mudanças hormonais; crescimento daregião da bacia (cintura); surgimento da menstruação
3. Relacione 5 problemas ou necessidades de saúde a serem investigados neste período durante uma consulta de enfermagem.
4. Considerando o caso de Ana Júlia, defina dois diagnósticos de enfermagem prioritários, identificando as características definidoras e/ou fatores de risco relacionados.
- Nutrição desequilibrada: menos do que asnecessidades corporais caracterizada por ingestão inadequada de alimentos menor que a PDR relacionado a fatores psicológicos.
- Distúrbio na imagem corporal caracterizado por verbalização de percepções que refletem uma visão alterada do próprio corpo relacionado a fatores perceptivos/doença.

Caso 2

Maria tem 48 anos, é viúva e aposentada, cursou até o terceiro ano do nível fundamental. Queixa-sede fogachos, insônia e depressão. Sua menstruação é irregular. Márcia relata sua percepção sobre o que está vivendo: “Acho que estou ficando inútil...”. Acredita que esta fase é parte da vida e que não existe tratamento para suas queixas. Durante toda sua vida nunca se consultou com o ginecologista, a não ser quando deu à luz a seus filhos (quatro). Seus filhos casaram-se e, não moram próximos aela.

1. Defina a fase do ciclo vital da mulher em que se encontra Maria. Caracterize a fase considerando a faixa etária que compreende o período. Climatério
2. Defina menopausa.
A menopausa começa quando a mulher tem seu último ciclo menstrual, ou para de menstruar, e é considerada completa quando a menstruação cessou há mais de 1 ano.
O climatério é a fase da vida em que ocorre atransição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A insuficiência ovariana é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem...
tracking img