Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
______________________________________________________________________

A criptococose é uma micose profunda rara, cosmopolita, com comportamento oportunista causada por fungos pertencentes ao gênero Cryptococcus. É também conhecida como tolurose, doença de Busse-Buschke e blastomicose européia.(VERONESI, Ricardo, 2005)
Em 1894, na Alemanha, os médicos Otto Busse e AbrahmBuschke, relataram o primeiro caso de Criptococose em seres humanos, a partir de uma lesão óssea que simulava um sarcoma e ao qual eles demoninaram de doença de sacaromicose dando o nome de Saccharomyces hominis ao seu agente etiológico.(BIVANCO, Fabiana Carla 2006)
Mas só no ano seguinte que Francesco Sanfelice isolou pela primeira vez, na Itália, o fungo Cryptococcus, que na época ele chamou deSaccharomyces neoformans, a partir do suco de frutas estragadas. (Veronesi, Ricardo, 2005). No mesmo ano, o patologista francês Ferdinand Curtis fez um relato do isolamento de uma levedura encontrada na pele e em tumores de partes moles a qual chamou de Megalococcus myxoides. (BIVANCO, Fabiana Carla 2006).

Em 1901, Jean-Paul Vuillemin, micologista frânces, classificou o organismo isolado porBusse e curtis como Cryptococcus neoformans. E Quinze anos depois , em 1916, nos Estados Unidos Stoddard e Cutler relatam casos de lesões cutâneas e nervosas das quais foram isoladas o Criptococcus neoformans. (BIVANCO, Fabiana Carla 2006).
O Cryptococcus é encontradop nas variedades C. neoformans (sorotipos A e D) e C. gantti (sorotipos B e C). (KERN e BLEVINS, 1999). Tem como habitate natural ossolos, secreções, excreções e tecidos animais e do homen. Tendo sua localização muito associada aos excrementos de pombos, pois as fezes das aves são ricas em bases nitrogenadas que são altamente nutritivos servindo assim de cultura fértil para o fungo. Apesar de ser citado, por muitas literaturas, como o principal portador do Cryptococcus o pombo raramente é infectado o que se considera provavelque não ocorra por o crescimento fúngico ser inibido devido a elevada temperatura corporal desta ave que é de (42 ͦ C). (VERONESI,Ricardo 2005).
Embora possa acometer pessoas sem nenhuma deficiência imunológica é mais comum em pacientes imunocomprometidos. E houve um aumento significativo no número de casos, dessa micose, a partir dos anos 80 com a disseminação da AIDS. (SCHECHETER, Mauro, 1994).É uma doença de ocorrencia esporádica e mundial acometendo, geralmente, adultos, a maioria entre 30 e 60 anos, e com maior frequência do gênero masculino, aproximadamente 70% dos casos. O fungo também pode infectar algumas especimes animais como cavalos, gatos, vacas. A raça humana apresenta certa registência embora todos sejam suceptiveis a doença. O uso prolongado de corticoides,quimioterapicos, o acometimeto dos indivíduos pela AIDS, o LES, o diabetes e a doença de Hodkin, entre outras, contribuem para aumentar a susceptibilidade ao agente causador da criptococose, pois estas são doenças imunosupressoras. Assim essa micose é considerada uma doença oportunista. (VERONESI, Ricardo 2005) (Ministério da saúde 2010).


















JUSTIFICATIVA


O presenteestudo justifica-se pelo fato da disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis I servir como base para experiências e ampliação do conhecimento sobre as doenças infectocontagiosas, seus sinais e sintomas clínicos, que inferência elas têm na vida do paciente e como a enfermagem pode atuar para melhorar a assistência e a qualidade de vida destas pessoas. Enfocando a Sistematização da Assistência deEnfermagem para um paciente hospitalizado com Criptococose.


OBJETIVOS GERAIS



Esta pesquisa teve como objetivos gerais desenvolver o conhecimento sobre a Criptococose e suas manifestações, e a sistematização da assistência de enfermagem a um paciente hospitalizado portador desta micose.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Identificar os diagnósticos de enfermagem baseados na...
tracking img