Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UM PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL CONGÊNITA

Por Kamylla Juliethe de França Morais

HISTÓRIA

H.D.M. A: Paciente relata ter sentido fadiga e cansaço ao fazer esforço físico, dor na nuca, então resolveu procurar um cardiologista, onde foi descoberto através do exame de ecocardiograma a suspeita de ser hipertenso, logo após fez o cateterismo paraconfirmar, e foi constatado que tem um problema congênito “má formação da veia aorta” isso há 25 anos atrás.
A.F: Pais e três irmãs são hipertensos.
Exame Físico Atual: Cabeça e Pescoço: Crânio normocefálico, superfície íntegra; cabelos com boa higiene, face normocorada, pele íntegra, ausência de nódulos e linfonodos palpáveis; pescoço com amplitude de movimentos e ausência de linfonodos palpáveis;abertura ocular espontânea, pupilas isocóricas, conjuntivas normocoradas, esclera normocorada; nariz simétrico, pele íntegra; lábios normocorados, ausência de lesões, mucosa oral íntegra; dentes íntegros, ouvido externo com boa higiene, ausência de nódulos palpáveis.
Tórax: Simétrico, ausência de edema torácico, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares sem ruídos adventícios.
Membros superiores:Com movimentação e força muscular normal, pele íntegra, pequena quantidade de pêlos. Pulso Radial e Braquial D e E palpáveis, com pouco fluxo sanguíneo. Unhas aparadas, fortes, com higienização satisfatória.
Abdome: Simétrico, globoso, indolor a palpação com presença de ruídos hidroaéreos.
Genitália: Não inspecionada.
Membros Inferiores: Com movimentação e força normais, apresentando, edemas,pele com isquemia, ressecada, pêlos em pequena quantidade, rachaduras na região plantar e unhas aparadas, com boa higienização.
Sinais Vitais: PA: 150/70 mmhg, aferido em MSD, com paciente em decúbito dorsal. FC: 48 bpm, aferido em artéria radial esquerda. FR: 20 RPM, toraco-abdominal. T: 36,5° , axilar direita.
DIAGNÓSTICO MÉDICO:

Paciente consciente, orientado em tempo e espaço,comunicativo, higienização corporal satisfatória, se encontra com edemas e isquemia nos membros inferiores, insuficiência cardíaca, normocorado, hidratado, normocardico, Mucosas hidratadas e coradas, relata ter má formação da veia aorta. Tórax simétrico, ausência de edema torácico, a ausculta pulmonar presença de murmúrios vesiculares s/ ruídos adventícios. Abdômen globoso indolor a palpação. PA 150x110mmHg, FC 88 bpm, FR 18 RPM, T 36,4ºC. hipertenso secundário em Estágio 2 (moderada).

FISIOPATOLOGIA:
Segundo BRUNNER & SUDDARTH (2005), a hipertensão é uma pressão arterial sistólica superior a 140 mmhg e uma pressão diastólica maior que 90 mmHg durante um período sustentado, com base na média de duas ou mais aferições da pressão arterial realizadas por profissionais da área da saúde a partir deuma triagem inicial.
A hipertensão pulmonar pode ser primária ou secundária. É secundária quando deriva de enfisema pulmonar ou doença cardíaca congênita que é o caso do nosso paciente e é considerada primária, quando não se consegue encontrar causa para o distúrbio.
Tratamento:
Monitorar a PA, mensurar em ambos os braços com paciente em repouso, Continuar com a medicação regulamente, evitarsal e gordura em excesso, ter uma alimentação saldável e balanceada, atividades físicas regular com orientação médica e dormir ao menos 8h por dia.

EXAMES LABORATORIAIS E DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM:

Ecocardiógrama:
A ecocardiográfica ou ecocardiógrama com Doppler abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som, ou seja, asondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 MegaHz. Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das...
tracking img