Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma dúvida que muitos dos nossos alunos têm é em relação ao estudo de caso. Uma monografia contendo uma metodologia de pesquisa desta natureza é bastante desafiadora, pois necessitará de uma pesquisa de campo ou prática para sua realização.

Monografias deste tipo são muito frequentes em determinados cursos de graduação ou pós-graduação, sendo comumente necessárias em carreiras comoAdministração, Medicina, Psicologia e Pedagogia. Porém, em geral, em certos ramos este modelo é quase obrigatório, como no caso da Sociologia ou da Geografia, para citarmos somente dois exemplos.

O que é? Como se realiza? Qual a função? O que abordar? Estas são perguntas que tentam ser respondidas neste artigo. Da mesma forma, ele pode ser dividido nos seguintes tópicos:

- Definição

- Como Fazer

-Metodologia

- Qualidade

Primeiramente, deve ficar claro que uma monografia ou um TCC que sejam realizados a partir de estudos de caso deve abordar uma ocorrência, um projeto específico aplicado ou em aplicação, um indivíduo determinado, uma empresa, um objeto, um fenômeno real. Ou seja, o universo de estudo próprio de uma pesquisa deste gênero é baseado em algo concreto, cujo delineamento deinvestigação vai precisar de uma verificação e análise também concretas.

É enquadrada, enquanto natureza de pesquisa, como um estudo basicamente social, já que somente pode ser efetuado com um contato com a sociedade, de alguma maneira. Da mesma forma, ela vai estudar e integrar, gerando um mapa descritivo, todas as variáveis coligadas às ocorrências casuísticas.

No estudo de caso, apesquisa realizada é de natureza fundamentalmente qualitativa, podendo ocorrer, no entanto, um recorte quantitativo profundo, ao se analisar, por exemplo, a ocorrência de uma determinada doença em uma população. Nestes casos, será bastante frequente a análise estatística da ocorrência do problema. Apesar de também ser demandado nas pesquisas monográfica de graduação, em cursos de pós-graduação ele muitomais exigido.

Saiba mais sobre GRADUAÇÃO

e também sobre os cursos de PÓS-GRADUAÇÃO

Mas mesmo nas situações em que a estruturação da pesquisa depender de um levantamento casuístico quantitativo, o processamento dos dados e avaliação serão determinantemente qualitativos.

Assim, é real afirmar que monografias ou um TCC deste gênero dependem de toda uma lógica de pesquisa própria para acoleta e análise dos dados, de acordo com o objetivo da análise. Saiba mais sobre o objetivo de pesquisa.
COMO FAZER UM ESTUDO DE CASO

Primeiramente, você vai precisar determinar os objetivos da pesquisa do seu trabalho. Isto é essencial pois é a partir destes que vão ser definidos os processos metodológicos necessários para seu cumprimento.

Depois de definidos os objetivos, será necessárioque você consiga ser capaz de identificar os elementos de relevância para sua pesquisa. Um elemento de relevância é uma ou mais pessoas, um determinado departamento, um setor específico de uma empresa, ou seja, é um núcleo, pessoal ou local, importante dentro do universo do seu estudo de caso para o objeto de pesquisa. Seria, em outras palavras, o mais interessado no estudo do problema damonografia. Saiba mais sobre o problema da pesquisa de uma monografia.

Significativo frisar também que este gênero de estudos é bastante importante quando o pesquisador tem necessidade de descobrir respostas sobre a situação, quer dizer, sobre como e por que os eventos ocorrem, demandando um tratamento mental sobre uma situação real, ou seja, visível no cotidiano ligado a este objeto de pesquisa.Dentro do acima exposto, pesquisas de casos poderiam ser divididas entre os seguintes, independentemente da área de investigação:

- Individuais: Em que a casuística está ligada a somente um objeto isoladamente, podendo ser este somente um elemento ou um grupo deles.

- Sociais: O estudo de pesquisa está coligado à interação entre os elementos de investigação.

No entanto, a identificação...
tracking img