Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Por que os problemas do Yahoo! foram descritos como problemas de estratégia? Consulte a Figura 1.1

Resp.: Os problemas do Yahoo! identificados por Brad Garlinghouse podem ser descritos comoproblemas de estratégia devido ao modo como surgiram e à natureza das decisões para sana-los. Problemas de estratégia pedem que decisões estratégicas sejam tomadas. No exemplo citado, todos os problemassurgiram devido a um erro na estratégia anterior – erro de gestão ou até mesmo no desenvolvimento dela. O Yahoo! possuía uma estratégia expansionista, que onde atuava em vários seguimentos (e-mail,notícias, buscador, rede social, etc.) isso contribuiu para problemas como falta de foco, o que consequentemente culminou em problemas processuais e que por fim levou à falta de motivação. Além da faltade comunicação entre os gerentes.

As soluções citadas por Brad tangem a definição e a finalidade de decisão estratégica. Alguns exemplos podem ser citados acerca desta afirmação, como, acaracterística "estabelecimento de mudanças no ambiente de negócios", que pode ser vista no pilar 3; o fato de as soluções de Brad serem de natureza complexa, tomadas em um contexto de incerteza, que afetamdecisões operacionais etc., também ratificam a asserção.

Sendo assim, pode-se constatar que esses problemas são problemas de estratégia, pois surgiram por erros na estratégia anterior e que suasolução só é possível adotando-se decisões estratégicas.

2. Identifique exemplos de problemas que correspondam aos círculos de modelo na Figura 1.3.
Resp.: No que diz respeito à posição estratégica, ocaso mostra que a empresa possui problemas culturais e de indecisão de seus propósitos – “Queremos fazer tudo e ser tudo – para todo mundo. Estamos cientes disso há anos (...), mas não fazemos nada pararealmente nos dedicarmos a tal tarefa.”. No que diz respeito às escolhas estratégicas vemos que o principal problema do Yahoo! – e o que motivou Brad a escrever o manifesto – foi a escolha pela...
tracking img