Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – EM SUA OPINIÃO, QUAIS DECISÕES O CONSELHO DE FUNCIONÁRIOS DEVERÁ TOMAR DE FORMA INDEPENDENTE, COLABORATIVA E DELEGADA PARA ADMIISTRAR OS RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA?

O grupo entende que processo decisório não se restringe a simples comunicação. Denota consultar as pessoas, individualmente ou coletivamente, sobre a solução de problemas e melhorias para realização dos processos eprocedimentos do trabalho. Assim, as pessoas passam a ter o sentimento de participações com isso apóiam na tomada de decisões.
O conselho de funcionários atua diretamente nas relações humanas do ambiente organizacional, buscando proativamente ações que estimulem os funcionários e demais atores a comprometer-se com os objetivos da organização. O ambiente organizacional deve propiciar um clima favorável àiniciativa e à criatividade, motivando os colaboradores a aproveitarem as oportunidades proporcionadas pela organização.

1.1. DECISÕES INDEPENDENTES.

Essas decisões podem ser tomadas pelo conselho e/ou indivíduos que não ocupam cargo gerencial. Elas não precisam de discussão, informação ou acordo do grupo. São decisões programáveis e prescritivas ( de acordo com métodos e técnicasestabelecidos). São tomadas unilateralmente para acelerar o processo de resolver as situações de rotina.
São decisões aceitas por todos, que apenas seguem os procedimentos de execução conforme orientação. Aqueles que as tomaram não esperam que elas venham a ser questionadas. A maioria é de conteúdo estritamente técnico.
Diante do exposto, o conselho de funcionários da Alphabeta Engenharia deve adotar, nestequesito, as seguintes decisões:

Elaboração de regulamento e manuais técnicos e normativos da empresa em relação a;

 Procedimentos jurídicos e legais, como o processo legal de admissão e demissão de funcionários;
 Políticas e normas de proteção à saúde, para proporcionar condições adequadas de trabalho seguindo orientações preventivas e corretivas de segurança;
 Procedimentosadministrativos, contábeis e financeiros;
 Processos de comunicação para sugerir melhorias e resolução de problemas entre os indivíduos, conselho, diretoria, fornecedores e clientes, utilizando os canais de interação e comunicação quando necessário;
 Operação de sistemas e equipamentos;
 Contratação de mão-de-obra extra para vendas sazonais.

1.2.DECISÕES COLABORATIVAS ( OU CONSULTIVAS )

Sãotomadas pelo conselho de funcionários em razão de sua responsabilidade e autoridade para isso. Contudo, as decisões não podem ser impostas e precisam de discussão, participação e aconselhamento das pessoas que serão afetadas por elas. Entretanto a decisão final cabe ao conselho de funcionários que administra o RH e que trabalha na projeção e possíveis implantações nos processos comportamentais,estruturais, tecnológicos e ambientais que impactam nas questões de RH.
Com base nas consultas aos atores envolvidos as decisões são adotadas para seis processos básicos, na administração de RH na Alphabeta Engenharia:
- Processos de Agregar Pessoas
- Processos de Aplicar Pessoas
- Processos de Recompensar Pessoas
- Processos de Desenvolver Pessoas
- Processo de Manter Pessoas
-Processos de Monitorar Pessoas
Para estes processos, o conselho de funcionários deve adotar, neste quesito, as seguintes decisões:

 Analisar e descrever os cargos e modelagem do trabalho;
 Rever as carreiras e o plano de cargos da organização;
 Estabelecer critérios de recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados;
 Orientar e integrar novos funcionários,ajudando-os a compreender os aspectos sociais, técnicos e culturais do local de trabalho. Treinamento inicial e contínuo;
 Promover incentivos salariais e benefícios sociais;
 Avaliar o desempenho das pessoas;
 Melhorar a comunicação com os funcionários;
 Criar programa de desenvolvimento das pessoas;
 Melhorar os processos de avaliação visando o aprimoramento do desempenho de cada pessoa...
tracking img