Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO MONOGRÁFICO


1-TEMA

A contaminação da água e o meio ambiente.

1.1-Delimitação do tema

A contaminação da água sob o ponto de vista sócio-ambiental na comunidade de Santiago Mirinzal-MA.

1.2-Titulo

A contaminação da água na comunidade de Santiago Mirinzal-MA: Educação Ambiental



















2-FORMULAÇÃO DO PROBLEMAExiste contaminação fecal nas águas da Comunidade de Santiago no Municipio de Mirinzal (Maranhão).
Que procedimentos educativos tem-se em relação à contaminação fecal das águas da Comunidade de Santiago no Municipio de Mirinzal (Maranhão)?
Como evitar a contaminação fecal, tendo em vista a prevenção e conservação do ambiente?3-HIPOTESE

A abordagem do saneamento básico de forma coerente e contextualizada na Comunidade de Santiago – Mirinzal (Maranhão) irá minimizar ao máximo a contaminhação fecal havendo, por isto, uma maior e melhor reflexão-ação no que tangue à conservação e preservação dos recursos hidricos da comunidade.





























4-OBJETIVOS4.1-Objetivo geral

Destacar o saneamento básico para a prevenção coletiva e destino final da contaminação ambiental por elementos fecais na Comunidade de Santiago – Mirinzal (Maranhão).

4.2-Objetivos específicos


• Compreender que a contaminação, como os demais problemas ambientais, necessitam da participação da sociedade para a sua prevençao;
• Avaliar as condiçõespelas quais a contaminação ambiental está sendo tratada no que diz respeito a informações e destino final dos contaminantes de origem fecal;
• Identificar problemas na comunidade, causados em conseqüência da contaminação fecal da água.
• Sensibilizar a população da comunidade, para com os problemas oriundos da contaminação fecal;
• Elaborar Palestras, Questionários e outros paraconscientizar à comunidade sobre os problemas ambientais e de saúde, causados pela contaminação fecal.




















5-JUSTIFICATIVA

O presente trabalho abordará um dos temas mais discutidos nos últimos tempos e que se tornou responsável por grande parte dos problemas ambientais.
Neste contexto, convem enfatizar que o próprio homem tem-se tornado oprincipal causador do problema em questão, visto ser ele um constante produtor de resíduos fisiológicos, quer em casa, quer no quintal, quer no rio ou roça onde trabalha. Segundo o livro, Princípios Báscos do Saneamento do meio editado pela OMS, saneamento “É a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (OLIVEIRA, 2005).Pertinente a isto, na linguagem técnica, contaminação é sinônimo de resíduos fecais e representado pelas necessidades fisiológicas do homem.
Antigamente, a contaminação já era existente, mas em menor intensidade em comparação aos dias de hoje.
Segundo alguns profissionais de saúde envolvidos com atividades de controle da esquistossomose local, a contaminação surgio porconta do uso das fossas negra e seca, além de evacuar em lugares abertos como nas margens dos rios, e nos campos onde o próprio homem pratica a pesca e outras formas de uso.
Sabendo-se de todos os problemas causados por esta contaminação, surge o questionamento: o que fazer para evitar?
Não há uma solução definitiva para este problema. O ideal, no entanto seria que todos evitassemexpelir em lugar inadequado, diminuindo assim o fluxo de ovos de esquistossoma mansoni.
Toda essa situação se coloca a idéia de conscientização e de que a qualidade de vida depende unicamente de prevenção e conservação do meio em que vive. Um dos caminhos para a mudança desta situação, passa pelo processo educacional, objetivando a sensibilização das atuais e futuras gerações para a...
tracking img