Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Santo Amaro – UNISA

Projeto Integrador I

[pic]

Diadema

2010

Luiz Marcos G Nogueira

Vanessa Vieira

Flavia Dessa

Projeto Integrador I

Omnisys Engenharia Ltda

Diadema

2010

frase
Componentes do Grupo

“Incluir uma foto e colocar o nome”

SUMÁRIO

Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 5
2. HISTÓRICO 6
3. AMBIENTE EXTERNO 8
4. AMBIENTE INTERNO 9
4.1Planejamento 9
4.1.1 Análise SWOT 10
4.2 Organização 10
4.3 Direção 11
4.4 Controle 12
5. LOGISTICA 22
6. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 24
7. SERVIÇOS 29
8. ANÁLISE FINANCEIRA 31
8.1 Análise dos investimentos 31
8.2 Análise das demonstrações contábeis 33
8.3 Índices de liquidez 34
8.4 Índices de atividade 35
8.5 Índices de endividamento 36
8.6 Índices de rentabilidade 378.7 Análise do fluxo de caixa 38
9. PROPOSTAS DE MELHORIAS 40
10. CONCLUSÃO 45
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 46
12. ANEXOS 47

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador I foi baseado em dados fornecidos pela empresa Omnisys Engenharia Ltda.

Realizamos pesquisas de campo com funcionários e gestores e enfatizamos questões fundamentalmente relacionadas ao ambiente interno e externo daempresa, diretamente ligadas às condições de mercado e dos negócios específicos no setor de proteção do tráfego aéreo.

Utilizamos os conceitos adquiridos para estudarmos a empresa escolhida dando ênfase em Fundamento de Custos e Economia, Planejamento Estratégico, Logística, Recursos Humanos, Produção e Serviços.

Em Fundamentos de Custos e Economia, avaliamos os custos de produção diretos eindiretos, investimentos, bem como seu processo de criação, acompanhamento, análise e avaliação e as demonstrações financeiras.

Em Logística, abordamos a importância da globalização no desenvolvimento da empresa, o gerenciamento da cadeia de suprimentos em toda a sua extensão, bem como, a estratégia, a política e as decisões relacionadas a esta área.

Em Recursos Humanos, tratamos das relaçõesentre os gestores e seus subordinados, os benefícios oferecidos pela empresa, a cultura organizacional e as avaliações de comportamento e desenvolvimento dos funcionários.

Em Produção e Serviços, analisamos o processo produtivo do Amplificador de Baixo Ruído – MBR386L, componente do Radar Banda L, um dos principais produtos da empresa.

Através das análises feitas, foram discutidos os pontosfortes e fracos da organização e suas possíveis melhorias.

HISTÓRICO

A Omnisys Engenharia Ltda. é uma empresa brasileira fundada em 1997 que se destaca na capacitação e no aporte de soluções de elevado conteúdo tecnológico, pesquisando, desenvolvendo e fornecendo equipamentos e serviços para aplicações civis e militares. Tem sua sede e unidade industrial instalada em São Bernardo do Campoe um centro de desenvolvimento de software e de defesa no Rio de Janeiro.

Ao final da década de 90, Luiz Henriques (Presidente) trabalhava no setor aeroespacial daquela que foi a maior empresa brasileira do ramo de eletrônica e informática, a Elebra SA Eletrônica Brasileira. Para ele, o mais importante numa empresa é investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que não acontecia na Elebranaquele momento. Outros dois engenheiros que lá trabalhavam Edgar Lima (Diretor de Operações) e Jorge Ohashi (Diretor Comercial) concordavam com Luiz. Dessa visão nasceu a Omnisys, tendo os três engenheiros como sócios.
A Elebra encerrou suas atividades em meados de 2001 devido ao fim da reserva da demanda de produtos nacionais para informática, já que nessa época houve a abertura do mercadointernacional no País. Além disso, a Aeronáutica cancelou os pedidos de radares à empresa e os investimentos feitos nessa área, em formação de pessoal, certificações e laboratórios ficaram ociosos. Luiz, Edgar e Jorge aproveitaram esse momento, fecharam contratos de prestação de serviço de manutenção em radares em parceria com a Elebra e utilizaram a antiga infra-estrutura.
A maioria dos radares...
tracking img