Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA
COORDENADORIA GERAL DA ÁREA DA SAÚDE
COORDENADORIA DO CURSO DE ENFERMAGEM

YVE ZABELLE MATIAS ARAÚJO

PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE QUANTO A ASSISTÊNCIA PRESTADA POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA UBS EM SÃO LUÍS-MA

São Luís
2011
YVE ZABELLE MATIAS ARAÚJO

PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE QUANTO A ASSISTÊNCIA PRESTADA POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DAFAMÍLIA EM UMA UBS EM SÃO LUÍS-MA
Artigo apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Orientadora: Profª. Esp. Denise Carneiro Machado Cortez.

São Luís
2011
PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE QUANTO A ASSISTÊNCIA PRESTADA POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA UBS EM SÃO LUÍS-MA

YveZabelle Matias Araújo

RESUMO
A assistência da Equipe Saúde da Família abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional, baseadas em diagnóstico da realidade em que o paciente está inserido, visando à promoção, à manutenção e à reabilitação da saúde. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção da comunidade quanto à assistência prestada por uma Equipe de Saúde daFamília em uma UBS em São Luís-MA. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, prospectiva de campo do tipo qualitativo. O estudo foi realizado em uma comunidade da zona urbana que é assistida por um Centro de Saúde de São Luís-MA, no período entre outubro e novembro de 2011. A amostra contou com 20 moradores da área utilizando-se como instrumento um roteiro de entrevista plicado (aplicado) durante visitadomiciliar realizada no desenvolvimento do estágio curricular no período da manhã, após coletados os dados serão (foram) transcritos na íntegra. Em atendimento a Resolução Conselho Nacional de Saúde 196/96 sobre ética na pesquisa que envolve seres humanos, a pesquisa será (foi) iniciada após consentimento formal através da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultadosforam transcritos e analisados com a ajuda da literatura. Conclui-se que apesar da maioria da população fazer uso da USF e procurar a ESF, há muita confusão entre o modelo de saúde tradicional e o atual, cobrando, por exemplo, a permanência dos especialistas nas equipes. Entretanto, já se percebe algumas mudanças, principalmente quanto ao reconhecimento dos profissionais que compõem a equipe.Palavras-chaves: Comunidade. Assistência Domiciliar. Estratégia da Família.

1 INTRODUÇÃO

A primeira menção à ações preventivas em saúde se deu em 1974 pelo então Ministro da Saúde Canadense Marc Lalonde que enfatizou a importância do estilo de vida, da biologia humana, e dos fatores ambientais como os principais determinantes do processo saúde-doença. A partir daí, pode-se observar umacrescente disseminação de teorias voltadas à prevenção como a Conferência de Alma Ata em 1978 e a Carta de Ottawa em 1986, no Brasil foi realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, a partir da qual foi elaborado o SUS em 1998 (COSTA; CARBONE, 2009).
Em 1994, foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa de Saúde da Família (PSF), tendo como principal objetivo a substituição do modelo tradicional daatenção básica, estabelecendo vínculos e criando laços de compromisso e co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população, propondo um acompanhamento realizado de maneira inter e multidisciplinar dessa clientela (SAITO, 2008).
A expansão do PSF tem se dado de forma gradativa e contínua, já apontando melhoria na situação de saúde do país, e mesmo tendo consciência do desequilíbrioque está entre os recursos públicos disponíveis e as necessidades reais da população tem-se observado que, resultando da aproximação do profissional de saúde ao modo de vida da comunidade, ocorre uma adequação das atividades realizadas, buscando torná-las mais efetivas à realidade do grupo social, localizado na área de abrangência (SOUSA, 2003).
A Estratégia Saúde da Família ficou conhecida...
tracking img