Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Enfermagem à Criança e ao adolescente do Ensino Clínico VI, do 3º ano / 2º semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem. Visa o desenvolvimento de conhecimentos aprendidos e da prática desta profissão, através da aplicação das intervenções de enfermagem, ao utente pediátrico.
Foi proposto realizar um estudo de casoelaborado a partir de um utente internado no serviço UCIENP, do Hospital Fernando Fonseca – Amadora Sintra.
O objectivo deste estudo é aprofundar alguns aspectos relacionados coma história de saúde do doente (História de Enfermagem) e dos cuidados que daí advêm. No decorrer do trabalho irei apresentar uma abordagem aos aspectos relacionados com a problemática deste doente.
O nome da utente éI.J.P.S., 13 anos, raça negra, nacionalidade Angolana, residente em Mem-Martins.
O diagnóstico de admissão foi Síndrome de Dificuldade Respiratória/Asma Brônquica Agudizada. A utente apresentava uma dependência da necessidade humana básica afectada, Respirar
Nas restantes necessidades humanas básicas apresentou-se independente.
Para elaborar o estudo de caso foi necessário realizar uma colheitade dados de enfermagem da E.S.S.E.M, uma entrevista informal com a utente, com a equipa de saúde, consulta do processo clínico, observar e palpar e fazer uma pesquisa bibliográfica da sua patologia e antecedentes pessoais.
A recolha e o estudo dos dados foram baseados nas catorze necessidades humanas básicas do modelo conceptual de Virgínia Henderson.
O trabalho está dividido por umanumeração. O ponto um diz respeito à História de Enfermagem, onde se encontra a identificação, o motivo o internamento, os antecedentes pessoais e familiares da utente. O ponto dois refere-se à avaliação física. Nele encontram-se descritas as alterações ao nível de diversos sistemas abordados. O ponto três remete-nos para a avaliação psicossocial, e neste mostro como se encontrava o estado de consciência,emocional e a aparência da utente no momento que foi realizada a entrevista. No ponto quatro exponho o enquadramento teórico, defino as patologias da utente, com base em referências bibliográficas, o tratamento e a prevenção destas; menciono a relação de ajuda, a comunicação e o processo de cuidar que estabeleci com a utente. Sem esquecer que realizarei um registo de enfermagem da utente em estudo.Por último, encontra-se a conclusão do meu trabalho e revelo as pesquisas bibliográficas que efectuei para consolidar os meus conhecimentos e realizar este estudo.





























1 – História de Enfermagem

A adolescente J., 13 anos, raça negra, nacionalidade Angolana, deu entrada no serviço de UCIENP, no dia 2 de Julho de 2008, por volta das 16h00no Hospital Fernando Fonseca – Amadora Sintra.
A pessoa significativa a contactar é a tia (irmã da mãe) de nome F., com quem vive no momento. A mãe desta jovem encontra-se em Angola, em principio regressa a Portugal dentro de uma semana, após o internamento, se a mãe se encontrar em Mem-Martins (zona onde residem) a utente irá viver com a mãe.
A utente em causa apresentava como diagnóstico deentrada Síndrome de Dificuldade Respiratória/Asma Brônquica Agudizada. A adolescente referiu que os sintomas e sinais tiveram início uma semana antes do internamento, vindo a agravar-se. Referiu que sentia dificuldade em respirar, tosse seca e expectoração que não conseguia expelir. Na sequência destas manifestações deu entrada no hospital Fernando Fonseca perlo serviço de Urgência Pediátrica nodia 2 Julho por volta das 9h12, onde posteriormente foi reencaminhada para Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos para ficar em vigilância, em estudo e para controle da dificuldade respiratória. Tem como antecedentes pessoais de doença: Neurofibromatose e Asma Brônquica Crónica. É alérgica aos ácaros, pó e pelos de animais (especialmente os pelos de gato). Para dormir à noite em casa faz...
tracking img