Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO ACME ALIMENTOS
Este estudo de caso propõe uma simulação de problemas gerenciais comuns em muitas empresas. Leia as informações a seguir e o problema que você deve resolver.

A ACME E SEU MERCADO
Há uma semana, você foi contratado como Gerente Trainee pela filial brasileira da Acme Alimentos, um conglomerado de capital europeu. Você faz parte do programa Executivos de Amanhã.Isso significa que este programa é a porta de entrada para uma recompensadora carreira executiva na Acme.
O mercado da Acme é muito concorrido. Nos últimos anos surgiram empresas de pequeno porte, que são especializadas em determinados produtos (por exemplo, massas ou achocolatados) e que trabalham com as chamadas marcas B. Estas marcas, de preço e custo menor, são consumidas pelo mercado debaixa renda, o qual é muito maior que o mercado das marcas de primeira linha, formado pelas populações das faixas mais altas de renda.
As grandes empresas concorrem umas com as outras no mercado das marcas de primeira linha e não tem conseguidoi, até agora, ser competitivas no mercado de baixa renda. Para complicar, as marcas alternativas vêm sistematicamente melhorando a qualidade de seusprodutos. Isso as faz ganhar a fidelidade de seus consumidores tradicionais e pode representar, em algum momento, uma ameaça no mercado de alta renda. Todas as grandes empresas reagem a esse cenário com pesados investimentos de marketing e P&D, procurando desenvolver continuamente produtos e marcas novas, para conquistar nichos de mercado e consolidar suas posições tradicionais.
Em outros países, aconjuntura não é muito diferente. A principal diferença é a participação menor das marcas B nos mercados dos países mais desenvolvidos. Nos países emergentes a situação é muito parecida com a do Brasil.

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Com esse cenário, o desenvolvimento de novos produtos é uma área extremamente sensível para a companhia.
Nos últimos anos a Acme teve altos e baixos em suasatividades de desenvolvimento de novos produtos. Houve sucessos estrondosos, como os flocos de milho com sabores e as pizzas prontas, e alguns fracassos como uma papinha para bebês, que não conseguiu concorrer com outras marcas e não sobreviveu.

PROBLEMA QUE VOCÊ DEVE RESOLVER
Neste momento, você está lendo diversos documentos, por solicitação da Diretoria de Desenvolvimento de NovosProdutos (DNP). Analise cuidadosamente esses documentos para responder às perguntas que estão no final.
1) ATA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE NOVOS PRODUTOS (RESUMO)
Presentes: Isabela (DNP), Aaron (Marketing), João Paulo (Produção), Adriana (Administração e Finanças).
* Os procedimentos para criação e o lançamento de novos produtos deverão ser aprimorados. O objetivo é aumentar a taxa de acertos ediminuir os erros com os novos produtos.
* O comitê decidiu promover um tipo de competição interna, para estimular o aparecimento de um “campeão de projeto” – ou seja, uma pessoa que assuma o desenvolvimento das oportunidades de novos produtos. A empresa pode usar este procedimento como uma espécie de teste para descobrir gerentes em potencial. A pessoa que assumir com garra esse papel estarámostrando as competências que desejamos e deverá ser encaminhada para posições executivas em um futuro próximo.
* Foi mencionado por todos os presentes, que é importante a empresa dispor de um sistema de geração contínua de ideias de novos produtos, para ficarem em um “banco de ideias” e serem exploradas oportunamente.
* A formação de equipes multidisciplinares continua sendo um problema quedevemos atacar brevemente e com força. Toda nossa experiência de sucessos e fracassos mostra que estas equipes são um dos fatores críticos de sucesso no lançamento de novos produtos.
2) MENSAGEM DA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS PARA A DIRETORIA DE DNP
* Existe uma forte associação entre criatividade e capacidade de inovação, entendendo-se criatividade como competência humana e inovação como...
tracking img