Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Logístico do produto “Frango Inteiro e em cortes” da Empresa Sadia S.A.
Cliente: um cliente é um destinatário de um produto provido por um fornecedor; pode ser um consumidor final, usuário, beneficiário, contratante, ou comprador (ISO 9000: 2000). A Sadia possui clientes em vários setores como: restaurantes, supermercados, mercearias, atacadistas, etc.

Necessidade do mercado: é acarência do cliente que deve ser atendida, ou seja, neste caso seria a compra de frango inteiro.

Fornecedor: Os fornecedores da matéria prima para a Sadia são os parceiros integrados, onde a empresa fornece as matrizes, ração, remédios e veterinário, estes parceiros cuidam até o dia do abate. A Sadia possui um projeto chamado “Gestão Integrada de Fornecedores Sadia”, pois a empresa acredita que ofornecedor é o elo fundamental entre a empresa e sua cadeia produtiva, em outras palavras, é uma extensão do negócio.

Gestão de compras: Na gestão de compras é feita a analise das vendas (por região), onde é adquirida a quantidade de matéria prima para suprir as necessidades citadas.

Transporte primário: O transporte primário utilizado é o rodoviário, onde os animais são retirados das granjas elevados para os abatedouros.

Recebimento e Armazenagem: Os animais são recebidos nos abatedouros. O abate e a industrialização são realizados com base no consumo do mercado em tempos anteriores (quem dita o ritmo da produção é o mercado). O produto acabado fica armazenado nos Cd’s (De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Aslog), o Centro de Distribuição (CD) é um armazém que tempor objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física) concentradores de estoques (3) e nos TSP’s (diferem-se dos CDs por não apresentarem estoque e os produtos que recebem já possuírem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido).

Movimentação Interna: é realizada quando é feita a retirada para enviar à linha de produção, sempre que ocorre amovimentação é gerado um documento para que a empresa tenha o controle, e saiba para onde está sendo enviado, quem fez essa movimentação e o porquê desta movimentação.

Produção: é feita nas UPs, de acordo com o consumo do mercado em tempos anteriores.

Logística de Distribuição
A Sadia de utiliza do canal de distribuição múltiplo, ou seja, a distribuição do seu produto é feita de forma diretaou indireta. Onde a direta a empresa vende seus produtos diretamente a seus clientes, através de seus vendedores; e a indireta caracteriza-se por utilizar, no fluxo dos produtos, as figuras do atacado e/ou varejo sendo feita de forma intensiva (quando o objetivo da empresa é colocar seus produtos em todo e qualquer ponto de venda que queira comercializá-lo).
O processo de distribuição da Sadia éfeito em maior parte por modal rodoviário, sendo também utilizado o aquaviário e ferroviário. Toda a frota é terceirizada e são feitas várias exigências de adequação dessas empresas para com a Sadia (seguro, rastreadores, padronização dos caminhões com a logomarca da empresa), é composta por 1450 carretas (UP/CD e clientes que compram direto da fábrica), 902 pequenos e médios caminhões (cargafracionada e TSP/cliente) e 1266 veículos agropecuários (ovos, pintinhos, frangos). Chega a percorrer 13.700.000 km/mês.
Iniciou-se em 2011 no CD de Uberlândia o projeto piloto da utilização do modal ferroviário com containers refrigerados e possui como meta conseguir enviar 200 cargas/mês. Atualmente 90% do volume produzido para exportação nesta unidade, segue para Santos através deste modalbuscando transportar maior quantidade ao menor custo.
A responsabilidade da entrega corre por conta do transportador no que se diz respeito à falta de mercadoria, mercadoria danificada por causa do transporte, pois toda mercadoria é conferida minuciosamente. Para sinistros a Sadia conta com seguro (Bradesco) para as mercadorias.
Da fábrica as mercadorias saem de forma unitizada em grandes...
tracking img