Estudo de caso o mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseado no seu entendimento do Filme – “O Mercador de Veneza” responda:

1. Como o filme trata a discórdia religiosa entre Judeus e Cristãos? Onde isto afeta a economia?
2. Como o filme aborda aganância (relevância ao dinheiro e usura) e cenas de luxúria que vão além do “dever moral”. O autor trata e nos desafia a desvendar as desavenças e anseios intrínsecos da vida humana? Como?
3. Quetipo de relação tinha Antonio e Bassanio? Por que e por qum se contrairia uma divida para pagar com um pedaço da própria carne? Atualmente a que chamaríamos tal atitude?
4. Quando procurado porBassanio o que Shylock procurou saber para emprestar o dinheiro? Que tipo de Análises foram feitas? Qual a diferença para os dias atuais? Como era tratado o crédito naquela época e como é tratadoatualmente? Justifique sua resposta.
5. Na hora de adquirir o empréstimo Antonio levou em consideração o que pra saber se podia pagar? De onde ele tirou tanta certeza da capacidade de pagamento paraoferecer um pedaço de carne como garantia? Como gestores onde ele errou no seu fluxo de caixa?
6. Houve Usura no empréstimo realizado entre Shylock e Antônio?
7. E a justiça? Como eram tratadas asquestões no tribunal? Como eram realizados os julgamentos?
8. Na sua opinião os princípios e as leis “rígidas” impostas principalmente aos estrangeiros; preconceito da sociedade cristã em relação ao povojudeu que vivia em guetos (periferia) e era reconhecido nas ruas pelo bojo vermelho na cabeça, o que fazia com que fosse considerado “povo do mau”, foram o que impossibilitaram a harmonização no filmedos personagens: Shylock e Antonio. Explique? Porque Shylock queria tanto um pedaço de carne de Antonio rejeitando ate o dobro do dinheiro emprestado?
9. É necessário que não nos esqueçamos que osprincípios éticos e o contexto legal nem sempre se harmonizam, e este foco fica claro quando da cena do tribunal, onde as razões e as contra-razões se chocam num clima passional, onde se excede à...
tracking img