Estudo de caso – o ambiente organizacional da petrobras

QUESTÕES


1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

Os stakeholders internos da Petrobras são: Estado brasileiro e os demais acionistas. Osstakeholders externos são: consumidores de petróleo, gás, e a mídia.


2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.

O fato de ogoverno brasileiro ser o principal acionista afeta sua posição de stakeholder, porque o presidente e os principais diretores da empresa são nomeados pelo presidente da República, assim, afetandoprojetos de longo prazo, crescimento e produtividade da Petrobras, e ainda, o governo utiliza a empresa através da publicidade para suas propagandas políticas.


3. Por que podemos dizer que, até 1995,os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

Até 1995, a Petrobras detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino dopetróleo no Brasil, a empresa não possuía concorrentes permitindo um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos.

4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?

Ainfluência governamental afeta a política de preços da empresa, por ter altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos afeta a economia brasileira.

5. Por que, desde2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

Desde 2001, o número de acionistasestrangeiros cresceu muito, pois as ações passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na Bolsa de Nova York. Representando um enorme crescimento. A empresa é vista como patrimônio detodos os brasileiros, mas com este crescimento, acham que querem vender a empresa aos estrangeiros.





6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?

A...
tracking img