Estudo de caso e assistência em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O termo Processos de Enfermagem foi empregado pela primeira vez por Ida Orlando em 1961, para explicar o cuidado de enfermagem. O processo de enfermagem costuma ser descrito na literatura como o ponto focal e a essência da prática da Enfermagem.  O processo de enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem, indicando umtrabalho profissional específico e propondo uma série de ações dinâmicas para sua execução, logo o processo de enfermagem corresponde a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Desde modo, compreende-se que “o processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano. Caracteriza-se pelo inter-relacionamento e dinamismo desuas fases e passos” (Horta, 1979, p. 35).
Relacionado a isso, orientados pela professora Ms Vivian Susi Canizares, fomos encaminhados para a realização de uma visita ao Hospital de Base Ary Pinheiro, localizado no município de Porto Velho, Estado de Rondônia, no dia 02 de novembro de 2010, com o objetivo de fazer um estudo de caso em um paciente da clinica de ortopedia. O estudo de caso foiconstituído pelos seguintes itens: histórico de enfermagem, necessidades humanas básicas afetas, diagnóstico de enfermagem, problemas de enfermagem, plano assistencial, estudo patológico, estudo farmacológico, prescrição de enfermagem (em anexo) e orientação para alta.

2. PROCESSOS DE ENFERMAGEM

Define-se o Processo de Enfermagem como um instrumental tecnológico ou um modelometodológico para o cuidado profissional de enfermagem. Descreve-se a evolução do conceito e como o Processo de Enfermagem avançou, da ênfase inicial na identificação e resolução de problemas para o esforço de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem e, mais atualmente, para a especificação e verificação, na prática, de resultados do paciente que sejam sensíveis às intervenções deenfermagem. Por fim, apresentam-se exemplos de estudos que vinculam os elementos da prática profissional, inerentes ao Processo de Enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), à investigação científica.
Segundo GARCIA & NOBREGA (2009, p.189):

Compreendendo-se tecnologia como a utilização do conhecimento para a produção de bens e serviços, pode-se definir o Processode Enfermagem como: 1) um instrumento tecnológico de que lançamos mão para favorecer o cuidado, para organizar as condições necessárias à realização do cuidado e para documentar a prática profissional; ou 2) um modelo metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e/ou predizer as necessidades humanas de indivíduos, famílias e coletividades, em face de eventos dociclo vital ou de problemas de saúde, reais ou potenciais, e determinar que aspectos dessas necessidades exigem uma intervenção profissional de enfermagem.

O Processo de Enfermagem é uma forma de prestar cuidados de enfermagem de forma sistemática, rentável, humanizada e individualizada. Consiste em um instrumento metodológico empregado para favorecer o cuidado, além de organizar ascondições adequadas para a sua ocorrência. O Processo de Enfermagem é composto pelas seguintes etapas: diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem. Esses instrumentos contribuem para o desenvolvimento de sistemas de classificação, considerados importantes para o processo de raciocínio e julgamento clínico dos elementos da prática profissional dos enfermeiros.
Para GARCIA & NOBREGA (2009,p.189):

A implementação do Processo de Enfermagem demanda habilidades e capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, que ajudam a determinar o fenômeno observado e o seu significado. Esses aspectos dizem respeito aos elementos da prática profissional considerados, por natureza, inseparavelmente ligados ao Processo de Enfermagem: o que os agentes da Enfermagem fazem (ações e...
tracking img