Estudo de caso - tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Estudo de Caso: Filme “Tempos Modernos”

Texto de apoio:
“Como se tornar um líder do século XXI” – Alexandre Teixeira

1) Qual autor, dentre aqueles apresentados na aula “O Papel do Gerente”tem seu pensamento sobre o gerente retratado neste filme? Por quê?
R.: O gerente retratado no filme “Tempos Modernos” condiz com o pensamento de Henry Fayol, onde ele sugeriu que a funçãoadministrativa era a mais importante de todas as funções e o gerente era responsável por tudo e por todos, pois os colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam decoordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial, de modo que as atividades estejam numa sequência lógica. O filme enfatiza alguns dos deveres do gerente segundo Fayol, como, por exemplo:Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única; Manter unidade de comando, de forma que cada pessoa tenha um surpevisor; Subordinar os interesses individuais ao interesse geral, onde osinteresses da empresa prevalecem; e Ter tudo sob controle.

2) Escolha 3 (três) cenas do filme que representem cada uma das Escolas Clássicas (escola do Processo, Escola da Burocracia e Escola daAdministração Científica). Descreva a cena, indique qual escola ela representa e comente, com base na teoria de cada Escola, o porquê de sua escolha.
R.: Escola do Processo: Com base nosconceitos estudados, a cena escolhida que representa a Escola de Processo foi a que o gerente está numa sala isolada, e por meio de um sistema de som e vídeo, tem controle total de todas as dependências dafábrica. A escolha deve-se a alguns princípios da Administração, como por exemplo, o Princípio da Centralização, onde o poder de decisão está concentrado no gerente, o da Autoridade e Responsabilidade,que é o direito de mandar e o poder de fazer-se obedecer, acompanhado da sanção (recompensa ou penalidade) e o da Disciplina, no qual os funcionários eram submetidos e deviam respeito às normas de...
tracking img