Estudo de caso - starbucks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A história da Starbucks é uma das mais notáveis do mundo dos negócios das últimas décadas, ela mudou o modo americano de consumir café, transformando o produto em uma obsessão nacional.
Em entrevista concedida à revista Context, Howard Schultz, atual proprietário e presidente da rede de cafés Starbucks, afirma que uma das principais ra¬zões de seu sucesso é a valorização docontato hu¬mano, com funcionários e clientes.
Para ele, os consumidores de hoje possuem muitas opções, não só em café mas em todos os aspectos de sua vida. Assim, eles passaram a ser muito mais exi¬gentes, e o desafio de conseguir a sua preferência se tornou muito maior para as empresas. Nesse senti¬do, segundo Schultz, os anúncios para o consumidor se tornaram quase inúteis.
Tomando como base avisão de Howard Schultz, este caso coloca em discussão as alternativas buscadas, pela Starbucks, para conquistar esse novo perfil de consumidor.

2. STARBUCKS
Rápido Histórico
A Starbucks surgiu em 1971, na cidade de Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café. A princípio, a empresa vendia apenas grãos de café, provenientes de várias partes do mundo, e outras mercadoriasrelacionadas ao café no varejo.
Em 1981, à procura de um desafio maior, Howard Schultz, na época vice-diretor de uma empresa de utensílios domésticos, ficou interessado naquele pe¬queno varejista de Seattle. Já na primeira visita à Starbucks, Schultz empolgou-se com o clima e com a qualidade do café. Um ano depois, ele largou o em-prego e assumiu o cargo de diretor de operações de varejo emarketing na Starbucks.
Durante uma viagem à Itália em 1983, Schultz en¬trou em contato com o conceito de Coffee bar (bar de café expresso ou cafeteria), muito popular no país. Ao ver o enorme sucesso dos Cafés italianos, resol¬veu trazê-lo para a Starbucks. Essa experiência bem-sucedida deu origem à companhia, Il Giornale, funda¬da em 1985 por Schultz, com utilização de capital de venture capitalists.Esta passou a oferecer café nor¬mal e expresso, além de outras bebidas feitas com grãos de café da Starbucks.
Em 1987, a Il Giornale adquiriu a Starbucks e pas¬sou a se chamar Starbucks Corporation, começando assim um rápido processo de expansão. Em 1992, a Starbucks passou a participar do Mercado Nacio¬nal Nasdaq, onde é indicada pelo símbolo “SBUX”. Já em 1995, a Starbucks abria uma nova lojaquase diariamente.


No fim dos anos 90 e início de 2000, era possível tomar uma xícara de café da Starbucks em diferentes localidades e culturas como: Canadá, Japão, Havai, Cingapura, Filipinas, Taiwan, Tailândia, Nova Zelândia, Malásia, Reino Unido, China, Kuwait, Coréia, Líbano, Dubai, Hong Kong e Changhai.

Missão
A Starbucks valoriza muito as relações com as pes¬soas, política jáincorporada aos princípios da em-presa, os quais são claramente definidos na missão da empresa:
- Estabelecer-se como principal fornecedora mundial de café de alta qualidade e, ao mesmo tempo, man¬ter os princípios que norteiam o funcionamento.

Princípios:
Oferecer um excelente ambiente de trabalho e tratar a todos com respeito;
Abraçar a diversidade como um elemento essen¬cial na maneirade fazer negócios;
Aplicar padrões mais elevados de excelência na compra, torrefação e entrega de café sempre fresco;
Manter os clientes extremamente satisfeitos todo o tempo;
Contribuir positivamente com as comunidades e o ambiente ao nosso redor;
Reconhecer que lucratividade é essencial para o nosso sucesso futuro.

Estratégias da empresa
A Starbucks lidera o mercado de torrefação evarejo de cafés especiais, oferecendo mais de 20 tipos de café, dos mais simples até os mais elaborados, como os servidos gelados. Seus produtos possuem qualida¬de superior e um preço prêmio, sendo um dos mais famosos produtos da rede, o Frappucino®, eleito em 96 “O melhor produto novo do ano”1 nos EUA.
Servir bem ao cliente faz parte de sua missão, e para isto a empresa investe muito no...
tracking img