Estudo de caso: southwest airlines

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: SouthWest Airlines

A Southwest Airlines se desenvolve baseada em uma política de baixos custos e consequentemente ofertando baixos preços. Com essa estratégia ganhou espaço nomercado e o balanço patrimonial mais saldável do setor. As outras companhias ofereciam passagens mais caras (pois seus custos eram mais elevados e ofereciam mais serviços) e não alcançavam o mesmopatamar de receita que a Southwest. Baseando-se nessas informações, as demais compainhas decidiram copiar a estratégia da Southwest e tentar buscar essa fatia no mercado.
Basicamente a estratégia daempresa está descrita abaixo:
Estratégia de Negócios - conhecida por sua excelente e altamente articulada estratégia que envolve serviços aéreos de baixo custo. Esta estratégia é apoiada pela decisão deoferecer somente serviços ponto a ponto, sem conexões, e através de regras de trabalho que permitem que os empregados exerçam tarefas múltiplas. É apoiada pela decisão da empresa em não oferecerrefeições a bordo, em não oferecer assentos de primeira classe, e nem mesmo de vender passagens através de canais tradicionais de agências de viagens.
Um sistema diferenciado de gestão ajuda os líderes edá energia às equipes para encontrarem novas formas de operar para que a empresa atinja com sucesso seus objetivos estratégicos.
Lidando com problemas comuns no setor aéreo:
Inovando - A estratégiade baixo custo da Southwest é a razão por trás das operações eficientes de check-in e embarque, fazendo com que os intervalos entre os vôos sejam de apenas 15 minutos, bem menos que o requerido pelasoutras empresas aéreas norte-americanas nos vôos domésticos, administrou os passageiros de maneira mais eficiente, conheceu melhor os clientes e diminuiu o período que os aviões passam fora doserviço.
Cultura corporativa vencedora:
Personalidade nas decisões - O foco é externo, voltado aos consumidores, ao invés do desperdício de energia em disputas e política interna. Todos se comportam...
tracking img