Estudo de caso sobre a nike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 –Qual é o negócio da Nike até 1.998?

Até 1.998, a Nike não tinha nenhum diferencial das outras marcas como Reebok, Adidas e New balance e essas começaram a investir mais em seus produtos,tornando-se mais agressivas. Assim, na passagem de 1.997 para 1.998 o desempenho da Nike começou a cair (no Japão os produtos encalharam). Tendo um lucro de 796 milhões de dólares em 97, bemdiferente dos 4,2 bilhões em 1.977.


2- É o mesmo negócio que a empresa pretende ter de 1.998 em diante?

Não, de 1.998 até 2.002 a Nike define uma meta. Ser líder mundial no futebol, esportefundamental para dar credibilidade como marca esportiva.


3- Quais seus objetivos estratégicos?

Alcançar toda linha esportiva com novos produtos, como: calçados, roupas, equipamentos,inclusive relógios e óculos. Criar mais produtos para obter mais renda e ter maior participação no mercado.


4- Em sua opinião, quais forças internas e externas podem frustrar os objetivosestratégicos da Nike?

O custo final para o consumidor é uma força interna que pode frustrar a estratégia da Nike. Os produtos piratas, imitações é uma forma externa atraída pela força internaque também pode desestruturar os lucros desejáveis.


5- Que forças externas e internas estão moldando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e dasoportunidades e ameaças.

Uma mudança no desempenho das concorrentes, globalização do mundo, segmentos geográficos ruins, como no Japão. Com isso a Nike resolver ser a patrocinadora da Copa de 2002,uma grande meta a ser realizada.

Pontos Fortes: Marca conhecida; líder do mercado; conhecida mundialmente;
Pontos Fracos: segmentação geográfica no Japão ruim; migração para produtos de outrotipo;
Oportunidades: Patrocinadora da Copa de 2.002; nova linha de produtos como Alpha;
Ameaças: Concorrência, como a New Balance, Adidas e Reebok; Visão informativa de trabalho escravo no...
tracking img