Estudo de caso sobre a anatel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
superior de bacharelado em administração

PAULO RICARDO OLIVEIRA DIAS

ATIVIDADE INTERDIsCIPLINAR INDIVIDUAL
Estudo de caso: Punição da ANATEL as operadoras de telefonia móvel

Pelotas
2012

PAULO RICARDO OLIVEIRA DIAS

atividade interdisciplinar individual
Estudo de caso: Punição da ANATEL as operadoras de telefonia móvel

Trabalhoapresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Teoria dos jogos, Administração de sistemas de Informação, Administração Estratégica, Pesquisa em Negócios, Seminários.

Prof. Lisandro Falkowiski, Luis Claudio Perine, Ivan Ferreira de Campos, Henry Nonaka.

Pelotas
2012

SUMÁRIO

-INTRODUÇÃO 4
1 PRIMEIRO DESAFIO:DISCIPLINA TEORIA DOS JOGOS 5
1.1-CAUSA X EFEITO 6
2 SEGUNDO DESAFIO: DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 8
2.1-VANTAGENS DE VENDER PELA INTERNET 11
2.2-INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAS 12
3 TERCEIRO DESAFIO: DISCIPLINA PESQUISA EM NEGÓCIOS..........................13
3.1- SUGESTÕES PARA AS EMPRESAS DE TELEFONIA 13
4-QUARTO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃOESTRATÉGICA 14
CONCLUSÃO.......................................................................................................................18
REFERÊNCIAS.......... ...............................................................................................19

-INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será abordado um assunto que a mídia de forma geral vem divulgando atualmente no Brasil, que é apunição imposta pela Anatel as operadoreas de telefonia móvel, Oi, Claro e Tim. Élas tiveram seus direitos de ativarem novas linhas suspensas devido a falta de qualidade nos serviços oferecidos a população. Na administração são inúmeras as possibilidades de enfrentar situações como estas e nesta produção textual será apresentado teorias que permitem elucidar questões gerenciais inerentes ao caso.Também veremos como o comércio eletrônico cresce em relação aos demais seguimentos, as vantagens deste mercado e a revolução que isto tem causado as empresas e as preocupações dos empresários que tem levado as empresas a investir pesado nesta forma de comércio que tem atraído cada vez mais clientes no mundo inteiro.
Uma pesquisa com usuários de telefonia móvel apontam sugestões para melhorias dosprodutostos e serviços prestados pelas operadoras punidas.
Por fim, um análise sobre as estratégias adotadas pelas operadoras para superarem este momento de crise em que atravessam.

1 PRIMEIRO DESAFIO: DISCIPLINA TEORIA DOS JOGOS

Com as privatizações do setor de telecomunicações em 1998, surgiram as operadoras de telefonia móvel, que investiram em tecnologia, propiciando a entrada de novosaparelhos dotados de características inovadoras capazes de revolucionar este mercado. Com isto aumentou consideravelmente o consumo por novas linhas e as famílias brasileiras passaram a ter várias linhas telefônicas ao seu dispor. Com esta enchurrada de linhas que são habilitadas diariamente, surge a necessidade constante de investimentos pelas empresas fornecedoras em equipamentos e novas tecnologiasque possa dar suporte a todos os usuários que no dia a dia querem utilizar-se deste meio de comunicação.
Os problemas começam quando as operadoras subestimam a necessidade de investir, ou por medidas de economias internas não o fazem na mesma medida em que adquirem novos clientes. A Anatel, órgão responsável pela fiscalização, até então nunca tinha tomado medidas que fossem ao encontro defiscalizar e punir de forma mais incisiva estas empresas que mesmo sofrendo com a concorrência, parecem agir na mesma linha estratégica, pois suas promoções, ações e problemas parecem ser iguais, só mudando de endereço.
As operadoras, Oi, Claro e Tim que sofreram as punições empurram parte da culpa para as leis municipais que dificultam em alguns casos a instalação de novos equipamentos em seus...
tracking img