Estudo de caso sobre pancreatite aguda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em um estudo de caso clínico, com o consentimento do paciente, senhor L. S. , que é portador da patologia Pancreatite Aguda.
Este processo abordará todas as etapas do acompanhamento do cliente em questão, desde a sua admissão na unidade até a alta hospitalar. Serão relatados e analisados todos os procedimentos a que o paciente foi submetido, dentreos quais, a evolução de enfermagem, os exames realizados, os tratamentos e as recomendações médicas.

OBJETIVO GERAL
O estudo obteve como alvo a exposição do caso clinico do paciente L. S. e todos os procedimentos que devem ser empregados quando há o diagnóstico de uma patologia de Pancreatite Aguda, enfatizando a necessidade de se proporcionar ao paciente a sua recuperação de forma maisrápida, levando em conta a vida pregressa do mesmo, seus hábitos e costumes e a imprescindível consciência em seguir as orientações médicas e de enfermagem na pós-alta hospitalar.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Orientar ao paciente sobre sua patologia.
Orientar ao paciente quais os cuidados necessários de ordem médica e do setor de enfermagem.
Enfatizar a responsabilidade, que cabe ao paciente, pararesultar no sucesso ou fracasso do tratamento.
Acompanhar o preparo e administração das medicações ao paciente.
Atentar para os sinais vitais e suas queixas.
Participar da melhora efetiva e esperada do paciente restituindo seu quadro de saúde.

FICHA DE INTERNAÇÃO
Nome do paciente: L. S
Prontuário:
Atendimento: 0004
Data de nascimento: 06/10/1965
Naturalidade: Prudentopolis – PR
Resideatualmente em Ponta Grossa- PR
Filiação: L. M. S (in memória) / A. S
Data de entrada:
Data da alta:
Acomodação: Enfermaria
Setor posto l – 1º andar
Médico responsável:
Convenio: SUS
Responsável: M. R. R

INFORMAÇÕES SOBRE O PACIENTE
Através de breve entrevista com o senhor L. , conheceu-se que ele é fumante e consumidor de bebidas alcoólicas. Segundo o paciente, ele é tabagista hámais de vinte anos.
O paciente afirma alimentar-se “bem”, resumindo a sua dieta em carnes vermelhas e excesso de gordura saturada. Quanto a seus dados familiares, ele relata que o pai faleceu há 12 anos, na época com 64 anos, vítima de Câncer no estômago. A mãe N. é viva e tem 83 anos de idade, como patologia apresenta bronquite asmática.
No que tange a vida profissional, o paciente relata quetrabalha com revenda de bebidas alcoólicas há oito anos, aproximadamente. Ainda menciona que apesar de ser um trabalho estressante, adora oque faz. É casado há dezoito anos com a Sra. Adriana, uma companheira que sempre esteve ao seu lado, eternamente “brigando” com ele para que deixasse de fumar e consumir bebidas alcoólicas. O senhor L. S crê que jamais vencerá a luta contra o fumo e a bebida,ainda assim fará uma tentativa, pretende diminuir a quantidade das subst. no futuro.
Ademais, o paciente narra que há muito tempo sofre de gota nas articulações. Faz uso do medicamento Zyloric 100mg (alopurinol,) conforme prescrição médica. Enfatiza que não toma o remédio conforme prescrito, somente quando sente muitas dores, e ainda faz automedicação com o medicamento Tandrilax (antiflamatóriorelaxante).

INFORMAÇÕES SOBRE A MEDICAÇÃO PRÉ - INTERNAÇÃO DO PACIENTE L. S.

Medicamento: Atensina
Indicação: Hipertensão arterial
ATENSINA atua sobre o sistema nervoso simpático, reduzindo o fluxo adrenérgico para o sistema cardiocirculatório, assim diminuindo a resistência vascular periférica e determinando uma redução da pressão arterial. O produto é eficaz em doses muito pequenas ecaracteriza- se por sua ampla margem terapêutica, permitindo uma posologia eficiente e bastante segura, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Interação medicamentosa: O efeito hipotensor de atensina é potencializado por outros anti- hipertensivos. A este respeito, existem experiências de combinações com diuréticos, vasodilatadores e betabloqueadores. No uso concomitante de...
tracking img